fbpx

4º Domingo de Páscoa

Por Padre Célio Laurindo


Neste quarto domingo da Páscoa, conhecido como domingo do Bom Pastor, é o dia de intensificarmos nossas orações pelas vocações. A Igreja nos convoca a orar por todas as vocações, particularmente pelas vocações específicas, as que têm um caráter especial, ou seja, aqueles que se colocam à frente de seu povo, que assumem compromissos de lideranças em nossas comunidades eclesiais.


Jesus se coloca como a porta do redil e ao mesmo tempo o pastor. Ele é a porta pela qual podemos entrar e sair livremente. Em Cristo, temos a liberdade, ninguém pode se sentir obrigado a segui-lo; pelo batismo, Ele vem até nós, nos chama, convoca, mas o “sim”, a resposta, parte do ser humano em sua liberdade de escolha.


Entre o vocacionado e Aquele que chama, existe uma identificação profunda, a ovelha reconhece a voz de seu pastor. Todos somos vocacionados, chamados por Deus. Primeiramente, somos chamados à vida, e vida em plenitude, vida eterna em Cristo. Em segundo lugar, estão as vocações específicas, nas quais as pessoas assumem compromissos especiais: vocações matrimoniais, religiosas e sacerdotais.


No contexto dos Evangelhos, Jesus percebeu que o povo estava como “ovelhas sem pastor”, numa situação de abandono e Jesus teve compaixão: alimentou o povo, curou muitos doentes, recuperou os extraviados. Os que responderam positivamente, se colocaram como discípulos, numa atitude de escuta, prontidão e aprendizagem.


Portanto, todo vocacionado é chamado a fazer sua história, sua trajetória de fé, amor e seguimento do Cristo Crucificado e Ressuscitado. Que o Bom Pastor e Senhor de nossas vidas possa sempre nos conduzir ou nos reconduzir ao caminho da vida.

Últimas Notícias

Notícias

Encontro Regional do Terço dos Homens em Muzambinho

A Paróquia São José de Muzambinho recebeu diversos grupos do Movimento do Terço dos Homens No domingo, 17 de setembro, a Paróquia São José de …

DioceseDiocese

COMUNICADO PASTORAL: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Posição da Igreja Católica contra a legalização do porte de drogas e do aborto no Brasil, com base na fé cristã e na defesa da dignidade da vida. O texto cita as manifestações da CNBB e do Regional Leste 2 sobre esses temas, que estão em julgamento no STF

DioceseNotícias

Hora Santa Vocacional – setembro: baixe o arquivo e reze pelas vocações

Baixe o arquivo e reze pelas vocações sacerdotais e leigas!

DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé

Na comemoração da festa da Padroeira de Guaxupé, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, Dom José Lanza Neto fez o lançamento do …

DioceseNotícias

CNBB SOBRE A TRAMITAÇÃO DA ADPF 442: “JAMAIS ACEITAREMOS QUAISQUER INICIATIVAS QUE PRETENDAM APOIAR E PROMOVER O ABORTO”

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota, nesta quinta-feira, 14 de setembro, sobre o pedido de inclusão em pauta …

DioceseNotícias

CATEQUISTAS DE TODO BRASIL REÚNEM-SE NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA PARA O ENCONTRO “CATEQUESE RENOVADA”.

“Tocar corações e impulsionar a missão”. Esse é o lema do Encontro Catequese Renovada, que está acontecendo em Aparecida (SP). Dezenas de catequistas de todo …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!