Por Padre José Hamilton de Castro
Leituras bíblicas: Jo 20,1-9
Se no tempo quaresmal fomos interpelados pela Palavra de Deus à conversão do coração, assumimos a condição penitencial vivendo as contradições em nosso interior iluminados pela Palavra de Deus. Na semana santa estas contradições se tornaram mais firmes, tristezas, dor e morte, alegrias, gestos de solidariedade.
Hoje, Domingo de Páscoa, somos chamados a viver a alegria, porque os motivos de nossos medos e incertezas foram vencidos por Cristo vivo e ressuscitado. Ele venceu a morte por amor a mim, a você e à humanidade inteira.
As leituras bíblicas atestam a ressurreição do Senhor e o sentido para nossas vidas. Em atos dos apóstolos vimos que Pedro anuncia Cristo ressuscitado a um pagão que acolhe a Fé. Agora, já não há mais barreiras entre as pessoas, pois o ressuscitado as derrubou e nele estamos unidos a Deus e entre nós.
Assim, o evangelho segundo São João nos fala do túmulo vazio e as provocações que este sinal nos faz. A fé na ressurreição vai preencher o coração humano, pois é sinal de nossa ressurreição, nossa passagem do pecado para a graça da salvação da morte e da causa da morte, que é o pecado.
A fé na ressurreição nos fala que com Cristo passamos da morte para a vida e a vida em plenitude, porque cremos na ressurreição e não desprezamos o mundo, mas, sim, vivemos no mundo a partir de outros valores, aqueles que brotam da fé em Cristo ressuscitado, do zelo e o cuidado com a vida.
Por isso, cantemos com o Sl 118: “este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos!”
Feliz Páscoa!