fbpx

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor

Por Padre José Hamilton de Castro


Leituras bíblicas: Mt 21,1-11/ Is 50,4-7/ Mt 27,11-54


Com o domingo de Ramos da Paixão do Senhor, abre-se a Semana Santa, em que celebramos o mistério pascal do Senhor. Viveremos o contraste, este paradoxo: primeiro a alegria da procissão de ramos e a tristeza no relato da paixão do Senhor. Jesus, em sua opção pelo reino de Deus e a vontade do Pai, despertou amor em muitas pessoas e atraiu o ódio gratuito de alguns. 


Ouvimos o relato da Paixão de certa forma entristecidos, porém com os ramos nas mãos, e esse é o sinal da vitória de Jesus em sua ressurreição. Sem a perspectiva da ressurreição, o sofrimento fica vazio e sem sentido.


As leituras nos ajudam a entrar no mistério celebrado. Na primeira proclamação, Isaías fala da missão do servo do senhor, que escuta e acolhe a Palavra de Deus, despertando em nós esta atitude de escuta e acolhida da Palavra de Deus.


O Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém nos ensina a escutar Jesus, nos mostrando o que devemos fazer para celebrar, com Ele, a Páscoa. Com o relato da Paixão do Senhor se faz necessário aprendermos com Cristo sua comunicação através de seu silêncio diante de Pilatos e o silêncio no sepulcro. Neste último silêncio, Deus prepara para nós a grande surpresa da ressurreição.


Enfim, neste Domingo de Ramos, início da Semana santa, viveremos este contraste ou duplo mistério pascal, cruz e glória, morte e ressurreição. Esses aspectos são inseparáveis e não podemos dissociá-los. Se vivermos esses aspectos a partir da celebração seremos provocados a superar a maldade e a renovar a vida com sentido pascal.

Últimas Notícias

Notícias

Encontro Regional do Terço dos Homens em Muzambinho

A Paróquia São José de Muzambinho recebeu diversos grupos do Movimento do Terço dos Homens No domingo, 17 de setembro, a Paróquia São José de …

DioceseDiocese

COMUNICADO PASTORAL: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Posição da Igreja Católica contra a legalização do porte de drogas e do aborto no Brasil, com base na fé cristã e na defesa da dignidade da vida. O texto cita as manifestações da CNBB e do Regional Leste 2 sobre esses temas, que estão em julgamento no STF

DioceseNotícias

Hora Santa Vocacional – setembro: baixe o arquivo e reze pelas vocações

Baixe o arquivo e reze pelas vocações sacerdotais e leigas!

DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé

Na comemoração da festa da Padroeira de Guaxupé, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, Dom José Lanza Neto fez o lançamento do …

DioceseNotícias

CNBB SOBRE A TRAMITAÇÃO DA ADPF 442: “JAMAIS ACEITAREMOS QUAISQUER INICIATIVAS QUE PRETENDAM APOIAR E PROMOVER O ABORTO”

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota, nesta quinta-feira, 14 de setembro, sobre o pedido de inclusão em pauta …

DioceseNotícias

CATEQUISTAS DE TODO BRASIL REÚNEM-SE NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA PARA O ENCONTRO “CATEQUESE RENOVADA”.

“Tocar corações e impulsionar a missão”. Esse é o lema do Encontro Catequese Renovada, que está acontecendo em Aparecida (SP). Dezenas de catequistas de todo …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!