fbpx

Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)

Trechos da carta em comemoração ao 57º dia Mundial das Comunicações Sociais, Papa Francisco

Foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora. Após o nosso treino na escuta, que requer saber esperar e paciência, e o treino na renúncia a impor em detrimento dos outros o nosso ponto de vista, podemos entrar na dinâmica do diálogo e da partilha que é, em concreto, comunicar cordialmente.
E, se escutarmos o outro com coração puro, conseguiremos também falar testemunhando a verdade no amor (cf. Ef 4, 15). Não devemos ter medo de proclamar a verdade, por vezes incômoda, mas de o fazer sem amor, sem coração. (…).
Jesus chama-nos a atenção de que cada árvore se conhece pelo seu fruto (cf. Lc 6, 44). De igual modo “o homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro, tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração” (6, 45).
Consequentemente, para se poder comunicar testemunhando a verdade no amor, é preciso purificar o próprio coração. Só ouvindo e falando com o coração puro é que podemos ver para além das aparências, superando o rumor confuso que, mesmo no campo da informação, não nos ajuda a fazer o discernimento na complexidade do mundo em que vivemos. O apelo para se falar com o coração interpela radicalmente este nosso tempo, tão propenso à indiferença e à indignação, baseada por vezes até na desinformação que falsifica e instrumentaliza a verdade.
Comunicar cordialmente quer dizer que a pessoa que nos lê ou escuta é levada a deduzir a nossa participação nas alegrias e receios, nas esperanças e sofrimentos das mulheres e homens do nosso tempo. Quem assim fala, ama o outro, pois preocupa-se com ele e salvaguarda a sua liberdade, sem a violar.
Num período da história marcado por polarizações e oposições – de que, infelizmente, nem a comunidade eclesial está imune – o empenho em prol duma comunicação “de coração e braços abertos” não diz respeito exclusivamente aos agentes da informação, mas é responsabilidade de cada um.
Todos somos chamados a procurar a verdade e a dizê-la, fazendo-o com amor. (…) Da nossa boca, não deveriam sair palavras más, “mas apenas a que for boa, que edifique, sempre que necessário, para que seja uma graça para aqueles que a escutam” (Ef 4, 29).
Que o Senhor Jesus, Palavra pura que brota do coração do Pai, nos ajude a tornar a nossa comunicação livre, limpa e cordial.


Roma – São João de Latrão, na Memória de São Francisco de Sales, 24 de janeiro de 2023.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Hora Santa Vocacional – setembro: baixe o arquivo e reze pelas vocações

Baixe o arquivo e reze pelas vocações sacerdotais e leigas!

DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé

Na comemoração da festa da Padroeira de Guaxupé, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, Dom José Lanza Neto fez o lançamento do …

DioceseNotícias

CNBB SOBRE A TRAMITAÇÃO DA ADPF 442: “JAMAIS ACEITAREMOS QUAISQUER INICIATIVAS QUE PRETENDAM APOIAR E PROMOVER O ABORTO”

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota, nesta quinta-feira, 14 de setembro, sobre o pedido de inclusão em pauta …

DioceseNotícias

CATEQUISTAS DE TODO BRASIL REÚNEM-SE NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA PARA O ENCONTRO “CATEQUESE RENOVADA”.

“Tocar corações e impulsionar a missão”. Esse é o lema do Encontro Catequese Renovada, que está acontecendo em Aparecida (SP). Dezenas de catequistas de todo …

DioceseNotícias

MÊS DA BÍBLIA – CARTA AOS EFÉSIOS

      A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) escolheu, em 2023, como livro bíblico para o mês de setembro, a Carta aos …

DioceseNotícias

REGIONAL LESTE 2 PROMOVE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PRESBÍTEROS

A Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Leste 2 da CNBB realizará a Formação Permanente dos Presbíteros. A edição de 2023 abordará o tema …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!