fbpx

“Nossa Senhora, minha mãe e minha Senhora”

Por Padre Luiz Henrique da Silva


Entre toda comunidade cristã católica, o culto e a devoção à Virgem Maria se espalharam rapidamente. As pessoas, principalmente das cidades do interior, realizam romarias, caravanas a pé, a cavalo, de ônibus, de bicicleta, enfim, se esforçam ao máximo para demostrar seu afeto em santuários dedicados a Nossa Senhora. Uma pergunta que pode surgir ao notar tal fato é por que essas pessoas realizam essas atitudes devocionais.


A obediência de Maria ao projeto divino representou o mistério da maternidade divina e da cooperação para com a história da salvação. Essa atitude de obediência faz surgir, nos cristãos de todas as épocas, uma atitude de profundo louvor para com Jesus e para Aquela que o gerou e permitiu que o eterno entrasse no tempo, tornando-se assim colaboradora para com a redenção (ZUBEN; LANDGRAF, 2018, p. 211).

Compreende que, por ela ter gerado Jesus, o filho de Deus, ela se torna poderosa, misericordiosa e medianeira de todas as graças, por isso, é vista também como aquela que é diferente dos seres humanos pecadores, porque ela é a toda santa, a toda pura, a imagem ideal do homem, o sinal da vida verdadeira (ZUBEN; LANDGRAF, 2018, p. 212).


Desse modo, é possível perceber como o exemplo de Maria é capaz de tocar as pessoas, que veem nela o verdadeiro modelo de fé, de amor, de entrega. Além disso, por ser uma humana, mulher, nascida e condicionada às mesmas circunstâncias que todos, Maria desperta nos cristãos uma empatia, tornando-se uma companheira, confidente.


Assim, é fácil compreender como Maria de Nazaré faz parte da vida dos católicos. Nos lares de quase todos que aceitam o culto mariano, ter uma imagem ou até mais de uma é comum, pois ela os faz lembrar daquela “mãezinha” que ouve seus pedidos.

 
A piedade popular ao redor da Virgem de Nazaré é extremamente saudável, quando vivida prudentemente, e colabora largamente com a ação evangelizadora da Igreja.

 

A mulher que guardava todas as coisas em seu coração (cf. Lc 2, 19), que se preocupou com o seu filho que havia desaparecido (cf. Lc 2, 41-52), também depois quando começou a sua vida pública (cf. Mc 3, 31). A jovem mãe que recebeu o anúncio vindo de Deus (cf. Lc 1, 26-28), que disse sim a Deus, mesmo sem entender (cf. Lc 1, 38). A primeira discípula que sempre acompanhava Jesus, até mesmo no calvário (cf. Jo 19, 25), que confiou na sua ressureição e no Espírito Santo que ele mandaria (cf. At 1, 13-14). A senhora mãe que foi assunta ao Céu, e que é venerada por todos.


Sim, essa mulher diferenciada pela doação poderá colaborar na educação cristã de um mundo que nega a Deus em vista de uma autonomia sem fim, de uma vida hedonista e promissora. Essa mulher consagrada a Deus poderá ser a resposta a uma geração consagrada às aparências e fugacidades. Essa mulher, mutilada pelo amor, poderá ser consolo para uma geração machucada por não saber amar.

Últimas Notícias

Notícias

Encontro Regional do Terço dos Homens em Muzambinho

A Paróquia São José de Muzambinho recebeu diversos grupos do Movimento do Terço dos Homens No domingo, 17 de setembro, a Paróquia São José de …

DioceseDiocese

COMUNICADO PASTORAL: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Posição da Igreja Católica contra a legalização do porte de drogas e do aborto no Brasil, com base na fé cristã e na defesa da dignidade da vida. O texto cita as manifestações da CNBB e do Regional Leste 2 sobre esses temas, que estão em julgamento no STF

DioceseNotícias

Hora Santa Vocacional – setembro: baixe o arquivo e reze pelas vocações

Baixe o arquivo e reze pelas vocações sacerdotais e leigas!

DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé

Na comemoração da festa da Padroeira de Guaxupé, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, Dom José Lanza Neto fez o lançamento do …

DioceseNotícias

CNBB SOBRE A TRAMITAÇÃO DA ADPF 442: “JAMAIS ACEITAREMOS QUAISQUER INICIATIVAS QUE PRETENDAM APOIAR E PROMOVER O ABORTO”

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota, nesta quinta-feira, 14 de setembro, sobre o pedido de inclusão em pauta …

DioceseNotícias

CATEQUISTAS DE TODO BRASIL REÚNEM-SE NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA PARA O ENCONTRO “CATEQUESE RENOVADA”.

“Tocar corações e impulsionar a missão”. Esse é o lema do Encontro Catequese Renovada, que está acontecendo em Aparecida (SP). Dezenas de catequistas de todo …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!