fbpx

Paróquia Nossa Senhora da Penha

Passos - MG

A Paróquia Nossa Senhora da Penha foi criada em 31 de Agosto de 1947, a partir da divisão da Paróquia Sr. Bom dos Passos. A Paróquia abrangia boa parte da cidade na época. A primeira Igreja pertencente á Paróquia da Penha foi construída em 1864, pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou, que havia feito um voto por uma graça alcançada. A Centenária Capela de Nossa Senhora da Penha onde ficava guardada em seu altar a imagem de Nossa Senhora da Penha, esta que hoje permanece num trono especial aos pés do altar do Santuário.

E aos 31 de Agosto de 1947 sendo bispo diocesano sua Exma Rvma. Dom Hugo Bressane de Araújo. Teve lugar a cerimônia da ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha ás 8h30 da manhã. Com o seguinte decreto de ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha Dom Hugo Bressane de Araújo, por mercê de Deus e da sé apostólica- Bispo diocesano de Guaxupé. Lido o decreto o Exmo Mons. Messias Bragança Pároco da Paróquia Sr. Bom Jesus dos Passos, leu também a provisão do vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha o Rvmo Pe. José Pires de Oliveira Costa,CM e Pe. Moacir Starling, Lazarista.

Em 1964, comemorando o centenário da Capela da Penha, sob a orientação de Mons. José Maria Matias da Silva foram iniciados os trabalhos para levantar o Santuário com estilo Gótico e duas Torres de 60 metros. Tinha o objetivo de fazer ali um trono digno, a fim de ser colocada a secular imagem doada pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou que havia feito um voto de construir a primeira Capela da Penha.

E com um trabalho gigantesco pela boa vontade do povo de Passos. Mons. Matias em dezoito meses de fecundas atividades, no dia 22 de Agosto de 1965 celebrou a primeira missa na cripta do futuro Santuário.

Houve um período de 10 anos, que as obras ficaram paradas. Mons. Matias ficou doente no ano de 1983 onde teve derrame Celebral. Em 1984 Pe. Arnaldo Bellucci chegou na Paróquia e deu continuidade ao termino do Santuário.

Pe. Arnaldo com toda coragem enfrentou o desafio angariando fundos através da Festa de N. S. da Penha e também através de seus contatos na Itália, onde todo o ano ele ia até sua terra Natal na Itália e de lá sempre trouxe recursos  para terminar o Santuário. E no dia 08 de Setembro1995 Pe. Arnaldo junto com a Comunidade conseguiu inaugurar o Santuário de nossa Padroeira e foram necessários mais ou menos 20 anos para que o Santuário de Nossa Senhora da Penha terminasse suas obras.

No dia 08 de Setembro de 2004 pelo empenho da comunidade, povo devoto de N. S. da Penha, numa celebração eucarística com a presença do bispo Dom José Geraldo de Oliveira do Valle, foi inaugurado a reforma do Santuário que foi idealizada pelo Pe. Francisco Clóvis Nery. Temos também a comunidade Santo Antônio que passou uma reforma no ano de 2006.

Secretaria: 8h às 17h

Tel: (35) 3521-3538

Matriz

Sábado: 19 h

Domingo: 10h 15 min E 19 h

Padre Aloísio Miguel Alves

Encontro de Casais com Cristo

Movimento dos Vicentinos

Movimento do Cursilho

Catequese Infantil

Catequese de Crisma

Ministro da Palavra

MECE’S

Dízimo

Coroinhas e Acólitos

Equipes de Canto e Coral

Enjocpass

Liturgia

Terço dos Homens

Pastoral da Criança

Pastoral da Comunicação

Apostolado da Oração

Renovação Carismática Católica

Redes Sociais

Últimas Notícias