fbpx
Notícias › 31/05/2021

RÁDIO E CORAÇÃO EM SITONIA COM DEUS: 70 ANOS DE DIFUSORA LIVE – AM 760

HISTÓRICO DA RÁDIO DIFUSORA LIVE

Por padre Pedro Alcides,

pároco da Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio

e Diretor da Rádio Difusora Live

No ano de 1945, tem-se início o trabalho na busca da concessão de uma emissora de rádio para a cidade de Machado, como diretores, o Tenente Brito, João Antônio da Costa e Walter Mattos Reis. Por meio da portaria nº 837 do Ministério da Viação e Obras Públicas no dia 01 de setembro de 1950, obtiveram a autorização de funcionamento.

No dia 08 de maio de 1951, a Rádio Difusora de Machado foi ao ar pela primeira vez. Em sua grade de programação apresentava dois grandes jornais falados, um programa esportivo, um programa de calouros e uma seção religiosa.

 

No ano de 1955, a rádio foi adquirida pela Paróquia Sagrada Família na pessoa do Pe. Ildefonso Sigrist. Em 1961, a Rádio é transferida para o pavimento inferior da Casa Paroquial, tendo como diretor o Pe. Santo Marini. Em 1965, Cônego Walter Maria Pulcinelli assumiu a Paróquia Sagrada Família e a partir daí, fez da Rádio Difusora uma grande emissora católica, tornando-a conhecida como a primeira Rádio paroquial do Brasil, como sempre diz o Pe. Zezinho, filho desta terra e um grande comunicador.

Cônego Walter ficou à frente da Rádio até sua morte no ano de 2017.  Então, no ano de 2018, a rádio foi assumida pela Associação Civil Sagrada Família, conforme foi a vontade do Cônego Walter, mediante testamento.

Neste momento, a Rádio Difusora se encontra em uma nova fase, preparando-se para a migração de AM para FM, a fim de ter uma melhor qualidade de áudio, com isso, ampliar sua audiência e evangelizar nossa comunidade.

 

 

 

PALAVRA DO DIRETOR DA RÁDIO

Vivemos um tempo marcado pelo distanciamento das pessoas, tempo difícil de evangelizar, em que fomos chamados a sermos criativos, e percebemos a importância da transmissão de uma Santa Missa, ou seja, percebemos o quanto é importante uma emissora de rádio a serviço da evangelização. Foi um momento em que todas as paróquias tiveram que mostrar a força da PASCOM.

Mesmo na era das redes sociais, dos aplicativos de músicas, de inúmeros de canais de tv, sabemos que o rádio ainda é o mais ouvido. Conseguimos trabalhar, dirigir ou fazer outras atividades apreciando a programação do rádio, e ainda, chega a todos os lugares e abrange muitas idades.

Há um tempo atrás, tivemos alguns padres visionários como o Cônego Walter, Monsenhor Hilário Pardini e Pe. Mário Pio que acreditaram na evangelização por meio do rádio, e com isso, levando a Palavra de Deus para dentro dos lares diariamente. Hoje percebo aqui na Paróquia, que o rádio é fundamental para a comunicação com nossos fiéis. Neste período de Pandemia, conseguimos trabalhar a dimensão da Igreja Doméstica, a família reunida em torno do rádio para ouvir a Santa Missa, sem perder a dimensão da unidade paroquial.

Vivemos a era das fake News, ou seja, a falsa notícia, e como evangelizadores temos o dever de levar a Boa Nova, a notícia verdadeira, e sabemos o que é a verdade, “Eu sou o caminho a verdade e a vida” (Jo14,6). Temos uma emissora em nossas mãos, que está a serviço da evangelização, que possamos utilizar a mesma de modo que o anúncio da pessoa de Cristo siga a todos os lares, para que as famílias sejam restauradas, a paz seja reestabelecida, que o amor seja vivenciado e que Deus seja louvado por todos filhos Seus.

Sabemos que após o período da pandemia, necessitaremos resgatar esse valor da evangelização por meio do rádio. Ainda mais agora, nós da Rádio Difusora Live, que estamos neste processo de migração de AM/FM, precisaremos da contribuição de todos nossos fiéis, portanto temos a certeza que com esse apoio, continuaremos levando a boa música, a informação e claro, a Boa Notícia.

Somos a primeira rádio paroquial do Brasil e não mediremos esforços para promover uma comunicação evangelizadora a partir da fé Católica Apostólica Romana. Apresentamos como valores a serem seguidos a Paixão por comunicar a Boa Nova, o respeito pelas pessoas, tendo sempre Compromisso de fé, e almejamos ser referência em comunicação como meio de evangelização no Sul de Minas Gerais. E que o nosso bom Deus nos conduza nessa caminhada.

 

 

RELATOS DE ALGUNS OUVINTES

“Eu fico muito feliz por fazer parte desta história, faz 30 anos que a Rádio Difusora Live é minha companheira todos os dias, já chego para trabalhar cedo e a primeira coisa é ligar o rádio na Difusora Live” (Iolanda).

 

“A Rádio Difusora Live é uma benção em nossas vidas. É como um membro de nossa família e está presente todos os dias nos fazendo companhia, evangelizando e alegrando nossos dias. Agradeço a Deus por ela existir até hoje” (Luísa Lucas).

 

“Para mim, a Rádio significa uma benção, acompanho desde criança quando minha mãe e minha avó sempre ouviam o programa do cônego Walter e hoje, meus filhos também estão sendo evangelizados através da Rádio Difusora Live” (Gislene, de Carvalhópolis/MG).

 

“A Rádio Difusora Live é muito importante para nós, por ser uma Rádio católica, que nos transmite somente programas bons para nosso crescimento espiritual e nos informa sobre tudo que acontece em nosso município. Peço a Deus que possa ouvi-la ainda por muito tempo. Parabéns Difusora Live” (Maria Moraes).

 

“A Rádio é uma bênção muito grande para nós, sou ouvinte todos os dias. Desde pequena aqui na minha casa só ouvimos a Rádio Difusora Live, é uma Rádio que nos ajuda na evangelização, muito boa mesmo” (Dagmar Corsini).

 

ACESSE O SITE DA RÁDIO E OUÇA A PROGRAMAÇÃO AO VIVO: 

https://www.difusoramachado.com.br/