fbpx

O que é o Tempo Comum na Igreja?

Um novo tempo litúrgico na Igreja Católica, inicia-se conforme o rito romano na sua forma ordinária. Acabamos de celebrar o tempo do Advento e do Natal, agora estamos entrando no Tempo Comum, que apesar de receber este nome, Comum, também nele celebremos liturgicamente os mistérios de Cristo.


O Tempo Comum ou tempo ordinário (primeira parte), inicia-se na segunda-feira que segue a festa do Batismo do Senhor (domingo depois da Epifania) até a terça-feira antes da Quaresma, que decorre da segunda-feira depois de Pentecostes até as Vésperas do I Domingo do Advento (segunda parte).


Este longo período compreende 33/34 semanas, distribuídas em dois ciclos: O primeiro é o que iniciamos nesta semana e se interrompe com a chegada da Quaresma, que compreende de 5 a 9 semanas; os outros pertencem ao segundo ciclo.
As férias ou “feiras” que são os dias da semana de segunda-feira a sábado do Tempo Comum, recebem a denominação da semana seguida por uma numeração progressiva que vai do II ao XXXIV Domingo (o I Domingo é substituído pela Festa do Batismo do Senhor), iniciando sempre com o Domingo. 


Durante o Tempo Comum todas as solenidades e festas do Senhor tem a precedência sobre o Domingo. O aniversário da Dedicação da igreja catedral e da própria igreja é considerado solenidade ou festa do Senhor. As festas de Nossa Senhora e dos santos, quando coincidem com o domingo, são omitidas naquele ano. As memórias obrigatórias têm precedência sobre as férias. No Tempo Comum, aos sábados, pode-se fazer memória facultativa de Nossa Senhora, exceto se coincida com uma memória obrigatória.


Na celebração da Eucaristia nas “férias” do Tempo Comum, o sacerdote pode escolher:
1) A Missa dos dias da semana; 2) A Missa de uma eventual memória facultativa; 3) A Missa de algum santo lembrado naquele dia no Martirológio; 4) A Missa “para diversas circunstâncias” ou uma Missa votiva. Se o calendário traz no mesmo dia mais memórias facultativas, pode-se celebrar uma apenas, omitindo as outras.


O Lecionário (livro que contém as leituras de todo o ano litúrgico) propõe uma “leitura contínua” que não deve ser omitida com facilidade, isto é, trocadas por outra. Para a primeira leitura há dois ciclos: um para os anos ímpares e outro para os anos pares.

Durante o Tempo comum o Glória é cantado somente nas solenidades e festas (Domingo), faz-se também a Profissão de fé. Quando essas Solenidades se coincidem com o dia de semana (missas de preceito) o Glória e o Credo são recitados.


A cor litúrgica deste tempo é o Verde. Durante o Tempo Comum, deve-se substituir a cor verde conforme a missa a ser celebrada: se a missa for em memória de um mártir, apóstolo ou evangelista usa-se o vermelho, de Nossa Senhora e nas festas do Senhor, usa-se o branco, e nas missas de defunto ou roxo ou o preto.

Por Celebrando a Vida – Formação Litúrgico Catequética 

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Jubileu 2025, ‘Peregrinos da Esperança’, é tema central do Encontro Provincial

Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que …

DioceseNotícias

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas, celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda …

DioceseNotícias

Primeira Capela dedicada a Santa Carmen Sallés é inaugurada em Passos/MG

Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, …

DioceseNotícias

Santuário em Cássia lança Turma da Ritinha

Para celebrar o mês das crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, …

DioceseNotícias

Padre Gledson Domingos e Padre Mauricio Marques participam do Encontro Anual dos coordenadores e assessores das comissões de Liturgia, do Regional Leste II

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para …

DioceseNotícias

Dom Jaime é anunciado entre os 21 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 6 de outubro, a criação de 21 novos cardeais num Consistório a ser celebrado no dia 8 …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!