Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia

História

A cidade de Cássia/MG tem uma relação histórica de amor e devoção a Santa Rita de Cássia. Em 1846, foi construída a primeira capela da cidade dedicada a Santa Rita e com o crescimento do município, em 1943 é inaugurada a Igreja Matriz, o que atraiu devotos de toda a região. 

 

 

No dia da Santa das causas impossíveis, a cidade passou a receber grande número de fiéis devotos e cada vez mais aumentaram os testemunhos de graças alcançadas por sua intercessão. A festa de Santa Rita se tornou grandiosa e a cidade hoje recebe milhares de pessoas que, de diversos meios, fazem sua peregrinação ao Santuário.

Novo Santuário

No ano de 2018, foi anunciada a construção de novo Santuário que seria capaz de receber e apoiar os devotos e celebrar com ainda mais dignidade Santa Rita de Cássia. A construção se deu por doação do empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que herdou de sua mãe a devoção a Santa Rita.

 

O novo Santuário possui 100 mil m² de edificação e acolhe 5 mil pessoas sentadas e mais 2 mil em pé. Conta com estacionamento para 200 ônibus e até mil carros. Além disso, possui praça de alimentação, casa de padres e a réplica da casa que Santa Rita morou na sua infância.

Inauguração

Nos dias, 20, 21 e 22 de maio aconteceu a inauguração do Santuário com a presença de nosso bispo Dom José Lanza Neto. Com várias atividades ao longo do dia, o Santuário recebeu grande número de devotos que se encantaram com este lugar de fé e oração. O dia de Santa Rita coroou a festa com a igreja lotada de fiéis para a missa das rosas. 

 

Atualmente, o reitor do santuário é o Padre Michel Pires e conta com o apoio dos vigários Padre Mateus de Jesus e Padre Juliano Vasconcelos. Com muito ânimo, eles se esforçam para promover a devoção a Santa Rita de Cássia e auxiliam os fiéis a celebrarem e manifestarem seu amor e carinho a tão querida padroeira.

Horários de missa

Horários de visitação – Santuário: 07h às 20h / Área comercial: 07h às 22h.

 

Horários de missa – De segunda à sexta: 18h.

                                    Sábado: 10h e 18h.

                                    Domingo: 10h, 15h e 18h.

 

Dia eucarístico – Toda quinta-feira com exposição do Santíssimo às 08h e missa às 12 e 18h.

Localização