Notícias › 27/05/2019

SAV promove Encontro Vocacional em Guaxupé

O Seminário Diocesano São José em Guaxupé acolheu no último final de semana, o 1° Encontro Vocacional do ano promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV). Com o tema “Coragem de arriscar pela promessa de Deus”, tema do 56º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o encontro contou com a participação de 42 jovens de várias cidades do território diocesano.

Na sexta-feira (24), os vocacionados foram acolhidos pelos seminaristas da etapa do propedêutico e pelo seminarista Douglas Ribeiro, estagiário pastoral e integrante da equipe diocesana do SAV. Após a dinâmica de apresentação, aconteceu uma Hora Santa Vocacional conduzida pelo padre Dione Piza, animador vocacional.

O segundo dia do encontro iniciou-se com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Alexandre José, pároco da paróquia São José em Muzambinho. “Que esse momento seja de discernimento para ouvir a voz de Deus e dar-lhe uma resposta generosa”, disse o padre.

A primeira palestra foi ministrada pelo padre Vinícius Pereira, vice-reitor do Seminário Diocesano Santo Antônio em Pouso Alegre, com o tema: “A formação humana na busca da própria personalidade”. Logo após foi a vez do padre Leandro José conversar com os participantes sobre a importância da devoção mariana: “Maria é aquela que nos ensina a ser fiéis e corajosos diante das escolhas da vida”, comentou o padre Leandro, reitor do Seminário Propedêutico em Guaxupé.

Os seminaristas do propedêutico proporcionaram um momento de conversa para fortalecer a amizade e troca de experiências entre os vocacionados. No período da tarde, aconteceu a palestra com o tema: “A formação espiritual como lugar de discernimento e amizade com Jesus”, ministrada pelo seminarista Douglas. “O centro da formação espiritual é a união pessoal com Cristo, que nasce e alimenta-se em modo particular na oração silenciosa e prolongada”. Em seguida houve um momento de recreação e uma visita a Catedral Diocesana.

A noite os vocacionados assistiram o filme de São José Sanchez del Rio, um jovem santo mexicano com grande amor pela Igreja. Para finalizar, recitaram juntos o Santo Rosário.

No último dia refletiram sobre o tema do encontro, “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, com o padre Éder Carlos, animador vocacional, que também presidiu a Santa Missa de encerramento. O encontro terminou com o almoço e com os encaminhamentos para o acompanhamento dos jovens vocacionados.

Jovem, venha ser padre diocesano!