Destaques › 27/07/2015

Semana da Família: Paróquias se preparam para atividades em toda a Diocese

Semana da Família_Cartaz A Diocese de Guaxupé, em sintonia com a Igreja Católica no Brasil, realizará de 09 a 15 agosto a Semana da Família. Com o tema ‘Família: chamada a servir na Igreja e na Sociedade’ e com o lema: ‘Eu e minha casa serviremos o Senhor’ (Js 24,15), cada paróquia da diocese organizará atividades que ajudem as famílias a rezarem e refletirem sobre Igreja e sociedade, dentro do contexto da instituição Família.

A Semana da Família é um evento preparado na diocese pelo Setor Famílias e tem como objetivo motivar as comunidades a se aprofundarem em temas pertinentes para uma melhor construção de lares equilibrados e direcionados a uma sociedade justa e fraterna.

O Concílio Vaticano II, há 50 anos, dava realce à comunhão entre a família e a sociedade, quando explicitou que a sociedade tem o dever de garantir o direito das famílias fundadas no matrimônio entre homem e mulher, reconhecendo-as como as ‘células primárias da sociedade’. Nessas células, é possível a perpetuação da família humana, como instância indispensável ao desenvolvimento integral da pessoa humana. Assim, deve-se assegurar a sustentabilidade e proteção legal da família (cf. GS 52).

bispo coletiva 2014

O papa Francisco diz que a família é um ‘centro de amor’. Nela deve reinar a lei do respeito e da comunhão, que deve ser fortalecida a fim de que seja capaz de resistir ao ímpeto da manipulação e da dominação da parte dos ‘centros de poderes mundanos’.

A Igreja diocesana, através de dom José Lanza Neto, padres, diáconos, religiosos, pais e filhos, assume o compromisso de animar e organizar encontros, celebrações e demais atividades que favoreçam o intercâmbio de ideias e experiências que colaborem no aprofundamento do tema.

 Leia a Carta de dom José Lanza Neto sobre a Semana da Família 2015