Notícias › 18/08/2015

Semana da Família: reflexão e oração marcam as atividades em toda a Diocese

Celebrada em toda a Diocese de Guaxupé entre os dias 9 e 15 agosto, a Semana da Família proporcionou momentos de reflexão e oração sobre as famílias, pilares de construção da fé cristã. Cada comunidade paroquial organizou atividades próprias com o intuito de promover a valorização da temática deste ano: “Família: chamada a servir na Igreja e na Sociedade”.

Na realização dos encontros propostos, a Paróquia Santa Rita, em Cássia, integrou pastorais e movimentos, destacando a importância da instituição familiar e a necessária preparação para o matrimônio. Na sexta-feira (14), a Paróquia realizou uma confraternização em frente à Igreja Matriz, com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos, que puderam aproveitar a apresentação de alguns cantores locais.

semanadafamília_cássia

Na tarde de sábado (15), mais de 50 missionários e missionárias se dedicaram às visitas das famílias. Enviados dois a dois, os missionários estiveram em quase 500 casas, lendo a Palavra de Deus, abençoando as casas e desejando a permanência da “Paz do Senhor” em cada lar.

O pároco, padre Sandro Henrique, afirmou que as atividades da Semana da Família não se restringem a um grupo específico, mas se destinam a todos “que sonham e lutam para fortalecer lares, ambientes de trabalho e convivência, juntos e olhando numa mesma direção: construir uma civilização do Amor”.

semanadafamília_areadoEm Areado, a Paróquia São Sebastião realizou uma parceria com as escolas da cidade, incentivando a participação de alunos e funcionários, juntamente com suas famílias, na Igreja Matriz em encontros de oração e reflexão sobre a família. Foram convidados profissionaisde áreas da saúde e de assistência social, valorizando a proximidade dos palestrantes com a realidade do município. “ A parceria entre escola e família é fermento para a renovação da sociedade. Na família, nascem os sonhos, na escola, a realização deles. Família e escola trabalham juntos na alfabetização do amor, do respeito, da solidariedade e da partilha fraterna, lutando para reinventar o afeto no relacionamento humano”, comentou Marina Borneli, membro do CPP.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Alfenas promoveu missas diárias em oração pelas famílias. Os fiéis da paróquia se dedicaram aos encontros anteriormente e, assim, puderam celebrar diariamente a Eucaristia em comunidade. semanadafamília_sagradoNa Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Poços, os setores se organizaram e promoveram os encontros de maneira organizada e com grande participação das famílias. Na sexta-feira (14), aconteceu na Matriz a missa das famílias que reuniu todos os participantes com uma benção especial para as famílias.

Em passos, a Paróquia São Benedito realizou um concurso cultural, envolvendo crianças e jovens da Catequese, onde os participantes deveriam elaborar desenhos e redações com o tema “Pai, mãe e filhos – um projeto sonhado e querido por Deus”. No evento ligado à Semana da Família, o intuito foi resgatar a identidade da estrutura familiar querida por Deus.

semanadafamília_saodomingos

“Nós somos chamados a anunciar aos outros a nossa alegria e nossa força: a fé em Jesus Cristo. E mais, partilharmos o que temos, o que somos e o que cremos: a família é projeto de Deus no mundo”. Assim, Rosinei Papi Dei Agnoli define a relevância da Semana da Família. Participante da Paróquia São Domingos de Poços de Caldas, ela e um grupo de fiéis, impulsionados pelas Santas Missões Populares, celebraram a Palavra de Deus em casas da comunidade. “Com todo ardor missionário, celebramos o sentido da vida e o valor da família na Igreja e na sociedade, nas casas dos setores missionários de nossa comunidade, o campo da nossa missão evangelizadora, uma Igreja em saída, que promove a cultura do encontro, do diálogo e do serviço”, concluiu.

Com informações de membros da Pascom das paróquias citadas.