Destaques, Notícias › 24/10/2020

Semana Missionária Diocesana Online 2020

A Diocese de Guaxupé, por meio COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), promoveu entre os dias treze e dezoito de outubro a “Semana Missionaria On-line”, com o tema “A vida é missão: ‘Eis me aqui, envia-me’ (Is 6, 8)”, aproveitando o tema da Novena Missionaria deste ano, proposta pelas Pontifícias Obras Missionarias.

Durante os dias da Semana Missionaria Online foram abordados os seguintes temas: Maria, modelo para as comunidades eclesiais missionarias; Igreja nas casas; Pilar do Pão; Pilar da Palavra; Pilar da Caridade; Pilar da Ação Missionaria.

Diversos padres e leigos de diversas pastorais, movimentos e comunidades participaram contribuindo com suas reflexões e experiências pessoais de missão.  É a primeira vez que acontece este evento a nível diocesano  e, mesmo sendo inédita, teve uma excelente recepção pelos pelos fiéis.

O Coordenador Diocesano do COMIDI, padre José Eduardo, partilhou:

“A semana missionária online foi uma forma que o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) encontrou pra celebrar o mês missionário, que tem como tema: A vida é missão! E lema: “Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8). A importância desta celebração se dá, principalmente, pela situação atual em que estamos vivendo com a pandemia, tendo em vista que nossos planejamentos pastorais, nossos planos eclesiais se viram todos adiados e cancelados.

Outro marco da celebração da semana missionária online se dá na própria organização que contou com a colaboração e contribuição, além dos membros do COMIDI, de diversos membros de pastorais, movimentos e segmentos da nossa Igreja diocesana. Isso contribuiu para um maior diálogo e para o desenvolvimento da organicidade da pastoral, algo muito importante que foi assumido pela nossa diocese na vivência das diretrizes, assumidas em Assembleia Diocesana recentemente.

Outro fato importante foi a belíssima participação das comunidades, paróquias, membros de pastorais e movimentos e dos padres, os quais queremos agradecer pela contribuição e pela acolhida da proposta.

Na oportunidade, agradecemos ao trabalho e ao empenho da Pascom diocesana, na contribuição da semana missionária online. Agradecemos também ao nosso bispo diocesano, Dom José Lanza, e ao coordenador de pastoral, padre Alexandre, pelo incentivo, apoio e colaboração na realização da Semana Missionária.

Sobre as expectativas, esperamos que esta Semana Missionária celebrada online possa contribuir para a formação dos membros de pastorais, movimentos e de todo o povo, principalmente, para que todos tomem consciência de sua vocação missionária. Esperamos, também, que no fim desta pandemia possamos estar com a chama missionária acesa em nossos corações, para que mais uma vez saíamos de nossas casas e irmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs. Sejamos todos fortalecidos pela ação do Espírito Santo de Deus, o protagonista da missão e que nos mantenhamos firmes na fé e na missão de evangelizarmos sempre e em qualquer lugar em que estivermos”.

 

Confira algumas fotos enviadas por participantes: