O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Dom José Lanza Neto

Bispo Diocesano

É impossível falar do sacramento do Matrimônio sem falar da centralidade e do amor, elemento central para aqueles que se dispõem a viver um caminho a dois. Esse tema, muitas vezes, parece ter se esgotado em seu significado mais profundo e, assim, caminhamos somente na superfície, isso quando não ignoramos por completo sua relevância na vida humana como atitude constituinte de suas relações. O amor deve estar em tudo o que fazemos e construímos.

O sacramento do matrimônio tem suas características próprias, mas a que mais se destaca é evidentemente o amor. Um amor indivisível, único e duradouro, capaz de suportar tudo e dar sentido a todas as situações que o possam envolver.

O amor esponsal supera a ideia de simples sentimento, entra nas profundezas das relações entre duas pessoas: o homem e a mulher. Quando existe o amor, existe uma complementação total e absoluta, não sobrando espaço para sentimentos e impressões intrusos.

Deus não se engana e não nos engana. Ele é prova maior de que o amor é eterno. O Amor verdadeiro chega ao ponto de doer, como nos ensina Santa Teresa de Calcutá, segundo ela, é necessário amar até doer, esse é o amor verdadeiro, testado e aprovado.

O amor entre o homem e a mulher deve ser livre, espontâneo, marcado pelo mútuo conhecimento e uma autêntica promessa de fidelidade. Essa porção do amor entre o homem e a mulher faz nascer a vida, os filhos e, por sua vez, os filhos fazem acontecer a alegria e a esperança de que o amor é duradouro e vai se multiplicando sempre.

O que há de mais sagrado e partilha-se apenas entre os cônjuges é o Amor, que perpassa tudo na vida familiar, desde as coisas simples aos momentos difíceis da caminhada. A vida familiar se torna uma célula viva na sociedade. Como afirma a Igreja, a família é Igreja doméstica, assim, podemos também dizer que a família é uma forma de sociedade doméstica. Tudo que se passa na Igreja se passa na família, o que se passa na sociedade se passa também na família.

A família é guardiã da Igreja e da sociedade e todas as suas complexidades. É preciso apostar na família e incentivar os jovens para que acreditem e a constituam com coragem, apesar de todos os percalços enfrentados no mundo pós-moderno e numa realidade de pós-verdade.

É certo que o Cristo sustenta nossas decisões e se faz presente sempre, por mais que pareça contraditório, o mundo continua a ser espaço de missão e presença dos cristãos, ensinados e fortalecidos em família. Quando Cristo escolheu seus discípulos e escolheu a nós, nos garantiu que sua presença e sua força sempre estariam conosco.

É fundamental colocar em evidência o mundo da família e do Sacramento do matrimônio e, isso, depende de nós, da Igreja e do próprio Deus. Jesus vindo ao mundo, Deus quis precisar de uma família para acolher seu Filho Amado. Sem a família, a humanidade fica empobrecida. Sem a família, o ser humano fica à deriva, sem referência e passa a construir castelos mirabolantes sem base e sem estrutura.

É difícil caminhar em família, pois ela nos desafia, mas se faz necessário e urgente lutar pela unidade e permanência de nossas famílias.

Leia Mais

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Habemus Papam: cardeal Robert Francis Prevost é eleito o 267º Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana

Os cardeais reunidos no Conclave para a eleição do Sumo Pontífice escolheram o novo Papa da Igreja Católica no quarto escrutínio do Conclave. ...

DioceseNotícias

Terceiro Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar marca início da Fase 2 do INAPAF

Nos dias 3 e 4 de maio, foi realizado o 3º Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar – INAPAF, dando início à ...

mosteiro de claraval 75 anos
DioceseNotícias

MOSTEIRO DE CLARAVAL COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de ComunicaçãoNo dia 28 de abril, foi celebrada uma missa especial pela fundação do Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo, ...

DioceseNotícias

Monsenhor Hiansen Vieira Franco é ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora das Dores

Em uma solene celebração realizada na manhã de sábado, 26 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG), foi palco ...

DioceseNotícias

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para o último adeus ao Santo Padre

Na manhã dessa quarta-feira (22), foi realizado o translado do corpo do Santo Padre, falecido na última segunda-feira (21), da Casa de Santa ...

DioceseNotícias

Conselho Permanente decide pela suspensão da 62ª Assembleia Geral da CNBB neste ano

Após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido ontem, 21, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu pela suspensão ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!