“ESTIVE PRESO E VIERAM ME VISITAR” (Mt 25,36)

Helen Otílio

 

 

Tendo Jesus como nosso mestre e companheiro nesta caminhada, seguimos com a certeza que nossa missão caminha orientada pela Palavra de Deus indo ao encontro dos mais necessitados, fazendo uma experiência com Cristo Ressuscitado.

 

Assim nasceu a Pastoral da Pessoa Encarcerada, no ano de 2017, na cidade de Alfenas, quando foi ao encontro da necessidade de um encarcerado que desejava receber a Sagrada Comunhão. De imediato, padre Eder, na época pároco da Paróquia São Pedro, atendeu ao chamado, iniciando os trâmites e implementando, por definitivo, a assistência religiosa naquele presídio, resgatando a dignidade da pessoa humana naquele local.

 

O nosso serviço é realizado uma vez por semana com a Celebração da Palavra sob o comando de nossa coordenadora, Aliene de Carvalho, que, com muita dedicação, segue, sem medir esforços, juntamente com os padres de nossa Paróquia. Em datas especiais tais como Lava Pés, Páscoa e Natal, Missas são celebradas.

 

Com o tempo, fomos percebendo outras necessidades, visto que muitos dos que ali se encontram não têm família e ninguém por eles. Então passamos a fornecer kits de higiene pessoal, Bíblias, livros, roupas íntimas, meias, óculos, medicamentos, dentre outras demandas, as quais conseguimos por meio de doações da comunidade.

 

Deste modo, trabalhamos e nos colocamos à disposição para que em outros presídios, que abrangem os sete setores de nossa diocese, possam, também, oferecer o amor de Jesus a estes nossos irmãos e irmãs que tanto precisam.

 

Concluo afirmando que de todas as coisas que já fiz na vida, servir a Deus junto aos irmãos e irmãs encarcerados foi a maior e melhor oportunidade de estar, de fato, na presença de Jesus.

 

O trabalho não é fácil, mas, com o olhar misericordioso, conseguimos enxergar além, sem rótulos, quebrando as grades do preconceito e, assim, estar em comunhão com aqueles que tanto necessitam do alimento da Palavra de Deus.

Ao sair de lá, trazemos no coração o amor e deixamos lá, em cada pessoa, uma semente plantada. Podemos não mudar todos os que lá estão, porém nossa missão é lançar as sementes, e assim, regando toda semana com a Palavra de Deus e com a presença irmã, com o tempo conseguiremos ver nascer e florescer algumas delas.

Leia Mais

Últimas Notícias

mosteiro de claraval 75 anos
DioceseNotícias

MOSTEIRO DE CLARAVAL COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de ComunicaçãoNo dia 28 de abril, foi celebrada uma missa especial pela fundação do Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo, ...

DioceseNotícias

Monsenhor Hiansen Vieira Franco é ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora das Dores

Em uma solene celebração realizada na manhã de sábado, 26 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG), foi palco ...

DioceseNotícias

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para o último adeus ao Santo Padre

Na manhã dessa quarta-feira (22), foi realizado o translado do corpo do Santo Padre, falecido na última segunda-feira (21), da Casa de Santa ...

DioceseNotícias

Conselho Permanente decide pela suspensão da 62ª Assembleia Geral da CNBB neste ano

Após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido ontem, 21, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu pela suspensão ...

DioceseNotícias

NOTA OFICIAL – ORDENAÇÃO EPISCOPAL

A Ordenação Episcopal do Monsenhor Hiansen Vieira Franco será mantida conforme o protocolo já divulgado. A Celebração Eucarística está agendada para o próximo ...

DioceseNotícias

Um mês para a Festa de Santa Rita no santuário de Cássia (MG)

Neste 22 de abril o Santuário de Santa Rita de Cássia, o maior templo do mundo dedicado à “Santa dos Impossíveis”, localizado em ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!