texto e foto: Padre Clóvis Nery
Nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2023, aconteceu nas Obras Sociais da Diocese de Divinópolis o Programa de Treinamento Permanente para Servidores do Tribunal Eclesiástico em suas Câmaras Eclesiásticas, com o VII Curso de atualização em Matrimônio Canônico e Direito Processual.
Estavam presentes da Diocese de Guaxupé: Pe. Francisco Clóvis Nery, vigário judicial, e os leigos, Pamela Guelere da Silva, notaria e Dr. Marcos José da Silva, juiz auditor.
“A missão do Tribunal Eclesiástico é, no âmbito da Igreja, administrar a justiça. O critério inspirador desse importante ministério é o amor é a busca pela verdade. Os atos do Tribunal não são meramente técnicos, mas de valiosa contribuição pastoral na vida da Igreja. Tribunal Eclesiástico, segundo o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, é um tribunal da Igreja que realiza a justiça canônica, além de orientar os cristãos católicos em situações diversas; e propõe os caminhos corretos a serem seguidos em determinadas situações da sua vida de Igreja, afim de que ela possa cumprir a missão que Cristo lhe incumbiu” (CNBB O2).
A Câmara Eclesiástica de Instrução Processual de Guaxupé é composta pelo vigário judicial e juiz, a notaria da câmara e notários(as) e juízes auditores/instrutores nos Setores, sejam presbíteros ou leigos, com a incumbência de acolher processos, colher contratações e depoimentos, em consonância e colaboração com o Tribunal Eclesiástico de Divinópolis, da qual fazemos parte.
Nosso objetivo, frente a grande demanda processual que iguala ou ultrapassa Divinópolis em número de Causas, é a abertura de nosso próprio Tribunal Eclesiástico, com toda a estrutura física e pessoal necessária. Que Cristo Jesus, manso e justo juiz, nos ilumine nesta caminhada jurídico-pastoral.