No dia 15 de abril, às 9h30, na Matriz São José, na Cidade de Muzambinho – MG, o diácono Luiz Fernando Gomes foi ordenado presbítero para Diocese de Guaxupé.
Dom José Lanza Neto, bispo diocesano, presidiu a Celebração Eucarística na qual ocorreu o rito de ordenação. Em sua reflexão, o bispo destacou a vocação como um dom de Deus confirmado pela unção da Igreja, além da necessidade do anúncio profético.
O neo-sacerdote escolheu como lema: “Serás profeta do Altíssimo, ó menino”. No dia 19 de abril, foi apresentado na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé – MG, como vigário paroquial.
Confira a história do neo-sacerdote
O padre Luiz Fernando Gomes Vitor nasceu em Muzambinho, no dia 17 de abril de 1996. Filho de Ana Nilda, uma diarista guerreira, e Nilton, serralheiro conhecido na cidade, cresceu ao lado do irmão João Paulo e Pedro Henrique, no bairro Jardim Altamira. Realizou seu ensino fundamental nas Escola Municipal Frei Florentino e na Escola Estadual Cesário coimbra entre os anos de 2002 e 2009. Depois, realizou o ensino médio na Escola Estadual Prof. Salatiel de Almeida, de 2010 a 2013.
Desde pequeno, Luiz Fernando foi criado na fé católica pelos pais, frequentando as Missas, celebrações, festas e quermesses da comunidade católica de Muzambinho.
Em 2010, apresentou o desejo de ser padre, começando o acompanhamento vocacional com a Diocese de Guaxupé. Durante três anos foi dirigido pelo padre Alexandre Gonçalves e, durante este período, participava assiduamente das atividades da Igreja Católica.
Em 2014, ingressou no seminário São José em Guaxupé, onde permaneceu por dois anos, cursando o propedêutico (período de um ano com disciplinas de introdução) e um ano de Licenciatura em Filosofia, na UNIFEG.
De 2016 a 2021, residiu em Pouso Alegre – MG, onde concluiu o curso de Filosofia e graduou-se em Teologia, pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. Durante estes oito anos de estudo, aos finais de semana, realizava estágios nas cidades da região, como: Juruaia, Poços de Caldas, Botelhos e Alfenas. Em 2022, foi transferido para Nova Resende, onde permaneceu por 11 meses, realizando um trabalho pastoral junto à comunidade Católica da cidade.
No dia 08 de outubro do mesmo ano, foi ordenado diácono por Dom José Lanza Neto, em Guaxupé. Em 2023, foi transferido novamente para Guaxupé, começando seus trabalhos na Catedral Nossa Senhora das Dores. Concomitantemente, assumiu a Assessoria de Comunicação Diocesana, exercendo a função de dirigir e colaborar com os trabalhos de evangelização através das redes de comunicação, residindo no Palácio Episcopal, juntamente com outro coordenador, Richard Oliveira.
Foi ordenado padre, pelas mãos e oração de Dom José Lanza Neto no dia 15 de abril de 2023, na Matriz São José de Muzambinho. Continua residindo em Guaxupé e desempenhando as funções de colaborador na Catedral Nossa Senhora das Dores e assessor de comunicação.