fbpx

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

Por Padre Célio Laurindo


O Natal é uma festa tipicamente familiar. Ao falarmos do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, ele se destaca em grandeza, honra e glória, por ser a memória da Encarnação do Filho de Deus.


Conforme narra João no Evangelho que nos é proposto para esta liturgia, a Palavra estava em Deus, a Palavra era o próprio Deus, e essa Palavra veio até nós no mistério da Encarnação. Deus quis se tornar mais próximo do ser humano, para isso, assumiu a condição humana, exceto o pecado.

 
Para estar com os homens Ele se fez Emanuel, Deus conosco, Deus se revelou, mostrou seu rosto na Pessoa de Jesus.


A manjedoura, Maria, José, alguns animais, a gruta, é o ambiente no qual nasceu Aquele que veio para iluminar o coração e a mente do ser humano, que jazia nas trevas do pecado.

Naquela noite escura, a estrela sinalizou o local do nascimento, o clarão da luz verdadeira já anunciada por João Batista, chamou a atenção de todos: pastores, magos, gente simples e reis, habitantes próximos e distantes, a luz brilha para todos, pois Deus com a sua onipresença alcança a todos, no entanto, nem todos viram a luz. Infelizmente, alguns não acolheram a verdade, a luz que ilumina e indica o caminho a seguir. Mas todos aqueles que acolheram, passaram a seguir outro “Caminho”.


Jesus é chamado de “O Caminho, a Verdade e a Vida”. Todos que acolhem a Jesus, tem a possibilidade de deixar as trevas do erro e seguir a verdade, pois ela, a Verdade, ilumina a consciência do ser humano.


O Santo Natal não é e nem pode ser para nós simplesmente uma data histórica, mas sim um fato que transforma, transfigura o humano. Isso se evidencia na Ressurreição do Senhor e na Ascenção. Aquele que estava na intimidade do Pai, veio até nós assumindo a condição humana, passa pela cruz e abre para todos as portas do Paraíso, que pelo pecado haviam sido fechadas. É em Cristo que temos de novo acesso a Deus, pois a Graça nos veio através de Jesus.


Que nesta festa da família de Deus, possamos acolhê-lo em nossas vidas, que nosso coração possa ser essa manjedoura onde Deus quer repousar e nos iluminar, assim alcancemos o perdão e, consequentemente, a salvação que Jesus veio anunciar.


Um feliz e santo Natal a todos!

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Jubileu 2025, ‘Peregrinos da Esperança’, é tema central do Encontro Provincial

Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que …

DioceseNotícias

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas, celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda …

DioceseNotícias

Primeira Capela dedicada a Santa Carmen Sallés é inaugurada em Passos/MG

Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, …

DioceseNotícias

Santuário em Cássia lança Turma da Ritinha

Para celebrar o mês das crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, …

DioceseNotícias

Padre Gledson Domingos e Padre Mauricio Marques participam do Encontro Anual dos coordenadores e assessores das comissões de Liturgia, do Regional Leste II

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para …

DioceseNotícias

Dom Jaime é anunciado entre os 21 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 6 de outubro, a criação de 21 novos cardeais num Consistório a ser celebrado no dia 8 …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!