fbpx

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A PAZ É O TEMA DA MENSAGEM DO PAPA PARA O DIA MUNDIAL DA PAZ

A importância da inteligência humana

O Papa começa a mensagem enfatizando a importância da inteligência humana e como ela é fundamental para a criação de tecnologias que promovam a paz. Ele cita a Sagrada Escritura para afirmar que Deus deu aos homens o seu Espírito a fim de terem “sabedoria, inteligência e capacidade para toda a espécie de trabalho”.


Ciência e tecnologia

A ciência e a tecnologia são produtos extraordinários do potencial criativo da inteligência humana. O progresso da ciência e da tecnologia pode contribuir para uma melhor organização da sociedade humana, para o aumento da liberdade e da comunhão fraterna, levando ao aperfeiçoamento do homem e à transformação do mundo. No entanto, os progressos técnico-científicos, que permitem exercer um controle – até agora inédito – sobre a realidade, colocam nas mãos do homem um vasto leque de possibilidades, algumas das quais podem constituir um risco para a sobrevivência humana e um perigo para a casa comum.


Novas tecnologias da informação

Os progressos notáveis das novas tecnologias da informação, sobretudo na esfera digital, apresentam oportunidades entusiasmantes, mas também graves riscos, com sérias implicações na prossecução da justiça e da harmonia entre os povos. Ele questiona quais serão as consequências, a médio e longo prazo, das novas tecnologias digitais e que impacto terão elas sobre a vida dos indivíduos e da sociedade, sobre a estabilidade e a paz.


O futuro da inteligência artificial

O futuro da inteligência artificial, por entre promessas e riscos, é discutido pelo Papa Francisco. Ele destaca que a inteligência artificial pode ser usada para melhorar a vida humana, mas também pode ser usada para fins maléficos. Ele enfatiza que a inteligência artificial deve ser usada para promover a paz e não para a guerra.


Conclusão

Por fim, o Papa Francisco conclui a mensagem enfatizando que a inteligência artificial deve ser usada para promover a paz e a justiça social. Ele afirma que a inteligência artificial deve ser usada para ajudar a construir uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos possam viver em paz e harmonia. Ele também destaca que a inteligência artificial deve ser usada para ajudar a proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade.


Fonte: Vatican.va

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Novo material é Apresentado na Assembleia Diocesana de Catequese

A manhã deste sábado (23) reuniu catequistas na Assembleia Diocesana de Catequese, realizada na Cúria Diocesana de Guaxupé. O encontro contou com a …

DioceseNotícias

“MECEs do Setor Passos participam de Encontro em Alpinópolis”

Norteados pelo tema: “Eucaristia, Sacerdócio e Missão” e pelo lema: “Dei-vos o exemplo para que também vós façais assim como eu fiz” (Jo …

DioceseNotícias

Paróquia São Sebastião, em Poços de Caldas, inaugura na Comunidade Córregos D´Ántas a Capela São João Paulo II

Na Comunidade Córrego D’Antas, foi celebrada uma missa especial presidida por Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé, e concelebrada pelo …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia recebe o Milagre Vivo, padre Márlon Múcio

A manhã de domingo no Santuário foi marcada pela presença do Milagre Vivo, Padre Márlon Múcio. Diagnosticado com uma doença rara chamada Deficiência …

DioceseNotícias

Confira a mensagem da Diocese de Guaxupé para o Dia Mundial dos Pobres

O Papa Francisco instituiu, em 2017, o 33º Domingo do Tempo Comum como um momento especial para refletirmos sobre a realidade dos irmãos …

DioceseNotícias

Campanha da Fraternidade 2025: Formação em Guaxupé com Padre Patriky Samuel

“Fraternidade e Ecologia Integral” foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil para o lema da Campanha da Fraternidade de …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!