Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, com a presença de Dom José Lanza Neto e do padre Alexandre José Gonçalves, coordenador de pastoral, para a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP). O objetivo da reunião do CDP foi articular as ações pastorais de toda a diocese, junto às lideranças.
Jubileu 2025
Nessa primeira reunião do ano de 2024, o padre Sérgio Bernardes apresentou o caminho preparatório do Jubileu 2025, que tem como tema: “Peregrinos da Esperança”. O jubileu é um movimento bíblico, de grandes vivências religiosas de todo o povo, na busca pelo descanso e pela celebração da vida. No ano do Jubileu, o desejo de reanimar a esperança de cada cristão, diante dos desafios do tempo, deve ser intenso em todas as comunidades.
Sínodo sobre a Sinodalidade
Outro ponto da reunião foi a resposta às questões do “Sínodo sobre a Sinodalidade”, que após a primeira fase, ocorrida em outubro de 2023, realiza mais uma pesquisa nas dioceses, a fim de que a segunda fase, marcada para outubro de 2024, seja vivida de forma mais próxima à realidade.
Formação Leiga Diocesana
O padre João Batista, coordenador da Formação Leiga Diocesana, apresentou o caminho da elaboração do material de formação e os passos a serem realizados em cada setor para a estruturação das Escolas Setoriais.
Ano Sacerdotal Diocesano
A Diocese de Guaxupé também está vivendo o Ano Sacerdotal Diocesano, cuja iniciativa visa à oração pelos padres e ao trabalho de acompanhamento de cada presbítero, a caminho da celebração dos 110 anos de criação em 2026.
Campanha da Fraternidade
Por fim, o padre Alexandre José Gonçalves motivou as lideranças à Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e a Amizade Social”, em todas as comunidades, movimentos, pastorais e serviços.