A espiritualidade do Padre Diocesano

Os textos bíblicos deste domingo:

1a. Leitura (Gn 9,8-15) O mundo começou num paraíso, segundo a Bíblia. Aí o ser humano e a natureza estão em completa harmonia. Agora, depois do dilúvio, o mundo começa novamente, deve ser um novo paraíso. Vamos observar isso na leitura


Salmo (25 [24], 4-9) Pedimos no Salmo que Deus nos mostre os caminhos da sua aliança.


2a. Leitura (1Pd 2,18-22) A carta é escrita a cristãos de condição humilde, escravos e estranhos no lugar onde viviam uma situação sem saída e sem explicação. Nada a fazer? Não. Foi no sofrimento que Jesus salvou a humanidade. Ouçamos. 


Evangelho (Mc 1,12-15) Jesus se prepara para a missão com uma quaresma, quarenta dias de jejum e provação. Depois vai dizer que o mundo precisa mudar de mentalidade e acolher a boa notícia.



A Realidade ou a Palavra de Deus na vida

Ouve-se muito frequentemente em nosso meio a palavra evangelizar. Que será que as pessoas entendem por isso? Ensinar religião às pessoas? Ajudar as pessoas a conhecerem melhor a Bíblia, os Evangelhos? Doutrinar? Ensinar às pessoas as normas, hábitos e costume religiosos dos católicos? O que será que é mesmo “evangelizar”?


A Palavra de Deus na Escritura

O mundo começou num paraíso, segundo a Bíblia. Aí o ser humano e a natureza estão em completa harmonia. Agora, depois do dilúvio, o mundo começa novamente, deve ser um novo paraíso. É o que ouvimos na primeira Leitura.

A carta de Pedro, a segunda Leitura, foi escrita a cristãos de condição humilde, escravos e estranhos no lugar. Viviam uma situação sem saída e sem explicação. Nada a fazer? Não. Foi no sofrimento que Jesus salvou a humanidade.

No Evangelho, Jesus se prepara para a missão com quarenta dias de jejum e provação. O deserto antecipa o Paraíso, ali ele convive pacificamente com as feras. Depois ele vai dizer ao mundo que precisa mudar de mentalidade e acolher a Boa Notícia.

A quaresma de Jesus, como também deve ser a nossa, é um tempo de provação e de preparação para Evangelizar. Evangelizar é noticiar a Terra Prometida, agora chamada de Reinado de Deus. Os quarenta dias de deserto e provação lembram também os quarenta anos de deserto do povo que buscava a Terra Prometida.

A pregação de Jesus se resume em pouca coisa: Está na hora do Reinado de Deus, chega de reinado dos césares, do dinheiro ou do mercado! Mas é preciso mudar a cabeça, fazer uma metanoia, uma mudança de mentalidade, e crer, acolher, comprometer-se com a Boa Notícia. Se a gente não acredita, ela não acontece! Evangelizar é anunciar a Boa Notícia.

Qual é a Boa Notícia? É a notícia de que o Reinado de Deus está chegando, deve chegar o mais rápido possível. O Reinado de Deus é o oposto do que hoje governa o mundo. Para mudar é preciso acreditar.


O Mistério

Celebramos na Eucaristia, a reviravolta que acontece na história da humanidade. O fracasso da cruz é a glória, é a salvação. Se queremos e esperamos uma nova humanidade solidária na comunhão, é preciso inverter os esquemas, passar pela humilhação e entrega de si mesmo para ser partilhado como o Pão.


Por padre José Luiz Gonzaga do Prado

Leia Mais

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Habemus Papam: cardeal Robert Francis Prevost é eleito o 267º Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana

Os cardeais reunidos no Conclave para a eleição do Sumo Pontífice escolheram o novo Papa da Igreja Católica no quarto escrutínio do Conclave. ...

DioceseNotícias

Terceiro Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar marca início da Fase 2 do INAPAF

Nos dias 3 e 4 de maio, foi realizado o 3º Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar – INAPAF, dando início à ...

mosteiro de claraval 75 anos
DioceseNotícias

MOSTEIRO DE CLARAVAL COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de ComunicaçãoNo dia 28 de abril, foi celebrada uma missa especial pela fundação do Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo, ...

DioceseNotícias

Monsenhor Hiansen Vieira Franco é ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora das Dores

Em uma solene celebração realizada na manhã de sábado, 26 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG), foi palco ...

DioceseNotícias

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para o último adeus ao Santo Padre

Na manhã dessa quarta-feira (22), foi realizado o translado do corpo do Santo Padre, falecido na última segunda-feira (21), da Casa de Santa ...

DioceseNotícias

Conselho Permanente decide pela suspensão da 62ª Assembleia Geral da CNBB neste ano

Após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido ontem, 21, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu pela suspensão ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!