Por Padre Luciano Campos Cabral
O Ano Sacerdotal Diocesano, iniciado em outubro de 2023 com abertura no Santuário de Aparecida, tem despertado no povo de Deus, especialmente entre os sacerdotes, o desejo não apenas de oração, mas também de convívio fraterno.
Idealizado por nosso Bispo, Dom José Lanza Neto, este ano especial tem sido marcado por iniciativas e atividades que se espalham por toda a diocese, envolvendo padres, presbíteros e fiéis.
Por parte dos clérigos, têm ocorrido encontros, reuniões, formações, confraternizações e celebrações, todas em comunhão espiritual com o povo de Deus. Isso tem fortalecido o sentimento de pertencimento à diocese e o compromisso com a oração, tanto dos padres quanto dos leigos, que, por meio de pastorais e movimentos, têm se articulado para rezar pelos sacerdotes e se aproximar ainda mais daqueles que lideram as comunidades.
Em fevereiro, sete quadros do Servo de Deus Dom Inácio foram distribuídos pelos sete setores da diocese. Eles estão percorrendo todas as paróquias, carregando uma mensagem de unidade, oração e compromisso entre o povo e seus pastores. Adorações, terços e novenas são algumas das atividades promovidas, de acordo com a realidade de cada paróquia.
O Ano Sacerdotal Diocesano tem se revelado um período de renovação espiritual e fortalecimento da comunidade presbiteral. As atividades realizadas ao longo deste ano não só reforçaram a fé e a coesão entre os membros do presbitério, mas também reiteraram a importância da proximidade dos fiéis e seus pastores.