O dia 20 de outubro de 2024 ficará marcado na memória e na devoção dos fiéis da paróquia Santo Antônio de Pádua, do distrito de Jureia, na cidade de Monte Belo/MG. Às 08h, na missa dominical da comunidade, aconteceu a acolhida da relíquia de 1º grau (ex massa corporis[1]) de Santo Antônio, vindo diretamente da cidade de Pádua, na Itália. A relíquia foi solicitada pelo Sr. Bispo, Dom José Lanza Neto, a pedido do Pároco, Padre Vinícius Pereira Silva. Após um caminho de conversas com os Frades Menores Conventuais, responsáveis pelo cuidado da Basílica de Santo Antônio, em Pádua (Itália), a comunidade paroquial da Jureia recebeu esta grande graça.
As relíquias de santos são “os corpos – ou partes notáveis deles – daqueles que, agora vivendo na sua pátria celeste, foram nesta terra, pela heroica santidade das suas vidas, notáveis membros do Corpo místico de Cristo e templo vivo do Espírito Santo” (Diretório para a piedade popular, n. 236). Também objetos, livros, vestes que estes santos usaram em vida são considerados relíquias. Longe de ser uma superstição, ou ter um elemento “mágico”, a veneração das relíquias demonstra a devoção do povo àquele santo, além de ser um sinal do amor de Deus manifestado na vida, exemplo e intercessão dos santos.
Para Luciene Aparecida da Silva, catequista na Paróquia Santo Antônio, “receber a relíquia foi um momento abençoado, uma celebração linda! Lembro-me que, a alguns anos atrás, uma relíquia do Santo visitou algumas comunidades de nossa diocese, porém, não tivemos a alegria de receber e venerar o fragmento do Santo. Mas Deus sempre nos surpreende com algo maior que almejamos”. Já Fátima Regina Vieira Marcos, MECE na comunidade, a chegada da relíquia é uma oportunidade para fortalecer a espiritualidade da paróquia. “Para mim foi um momento de grande preciosidade e emoção, despertando e reavivando a fé dos fiéis, promovendo a união dos membros da Paróquia. Uma oportunidade para rezarmos e buscarmos a intercessão de Santo Antônio em nossas vidas, conclui Fátima.
No mesmo dia, a relíquia também visitou outras comunidades da Paróquia da Jureia. Na Comunidade Santa Cruz da Aparecida, além da visita da relíquia, também foi entronizada e abençoada a imagem do padroeira da Jureia. A relíquia de Santo Antônio ficará permanentemente na Igreja Matriz Santo Antônio, no distrito da Jureia. Para os devotos que quiserem visitar a relíquia do Santo de Pádua, as missas na Igreja Matriz acontecem aos sábados, às 19h e aos domingos às 08h. “A cada visita à relíquia recordaremos a vida do Santo, lembraremos de nossa vocação para bem viver nossa missão”, reflete ainda Luciene. A presença da relíquia certamente será um sinal da benção de Deus para todos os da Paróquia de Santo Antônio, bem como para todos os devotos do “Santo do Mundo inteiro”.
[1] “Ex massa corporis” significa “do corpo”. Não é possível identificar com clareza de qual parte do corpo de Santo Antônio a relíquia foi retirada, porém, o certificado de autenticidade vindo junto da relíquia garante a veracidade dela.