fbpx

COMUNICADO PASTORAL: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Diante dos graves acontecimentos que violam a dignidade da vida em nosso País, faz-se necessário que nós, pessoas de fé e membros vivos da Igreja, tenhamos nossa atenção despertada.  A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Regional Leste 2, formado pelas (arqui)dioceses de Minas Gerais, se manifestaram contrariamente quanto à Análise de Constitucionalidade do artigo 28 da Lei 11.343/2006, sobre o porte de drogas para consumo pessoal, e à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 442, que trata da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. 
 
Sobre a legalização do porte de drogas por usuários, independentemente da quantidade, é um absurdo desconsiderar o impacto negativo, familiar e social, que tal facilitação do consumo pode gerar em nossa sociedade. A descriminalização do uso de drogas, mesmo que relacionado a determinada quantidade, certamente, não ajudará no combate ao uso de drogas e, ainda, configura-se num desrespeito às famílias das pessoas que vivem a trágica realidade da dependência química.
 
 
Quanto à tese de descriminalização do aborto até 12ª semana de gestação, tema em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), mostra-se fundamentalmente contrária à dignidade da vida, amplamente defendida pela fé cristã.
 

A Igreja Católica considera e defende, embasada em critérios científicos, a fecundação como a origem de um novo e único ser humano, a partir desse momento acontece o necessário e natural desenvolvimento da criança. É imperativo defender o Evangelho da Vida e, consequentemente, a dignidade da vida da concepção à morte natural. 

Há de se dar um veemente não a todas as formas de violência e agressão à vida, especialmente à vida mais indefesa. 
 
Pedimos que todos a quem se destina este comunicado pastoral possam inteirar-se de tais assuntos, acessando as indicações abaixo e, após uma leitura atenta e pastoral, auxiliem a iluminar as consciências de lideranças pastorais e dos leigos de sua paróquia para assumir com empenho a defesa da vida, através das vias democráticas de participação e manifestação livre da visão cristã.
 
Solicitamos a todos que se empenhem na divulgação e na celebração do Dia do Nascituro, dia 8 de outubro, como compromisso cristão pela dignidade da vida. Seguem abaixo as referências da CNBB sobre os assuntos tratados neste comunicado pastoral.
 
 
Como iniciativa concreta, a Coordenação Diocesana de Pastoral convocará uma reunião o mais rápido possível, sob a presidência do Bispo Diocesano, com os assessores e os coordenadores diocesanos do Setor Famílias, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Pastoral da Criança, Catequese e outros para discutir, refletir e apontar caminhos para a constante Promoção Humana Integral em nossa diocese. 
 
Conservemo-nos em oração a Deus, espalhando a Alegria do Evangelho, sob a proteção de Nossa Senhora das Dores, nossa mãe e padroeira.
 
Baixe aqui a Oração do Nascituro e reze em casa, na sua pastoral ou movimento.
 
Guaxupé, 23 de setembro de 2023.
 
Dom José Lanza Neto
Bispo de Guaxupé
 
Padre Alexandre José Gonçalves
Coordenador Diocesano de Pastoral
 
 

Para conhecer a posição da CNBB sobre o processo de descriminalização do aborto até a 12ª semana, acesse pelo link: https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2023/08/CARTA-ADPF-442.pdf

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Primeira edição da Escola de Fé e Política

Por Padre Renan Brito, assessor diocesano da Promoção Humana Integral A Diocese de Guaxupé tem a honra de convidar você para a Primeira …

DioceseNotícias

Beato Carlo Acutis: O “Influenciador de Deus”

Milagre Reconhecido e Canonização O Vaticano anunciou recentemente (23 de maio de 2023) que o Papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído ao …

DioceseNotícias

Formação da Equipe Diocesana do Apostolado da Oração

No sábado, 18 de maio, em meio ao Ano da Oração proposto pelo Papa Francisco em preparação para o grande Jubileu da Esperança em 2025, foi realizado …

DioceseNotícias

Festa de São Benedito em Poços de Caldas celebra a essência da fé e da cultura

Dentre os dias 1º a 13 de maio ocorreu em Poços de Caldas a maior festa religiosa e cultural de Poços e região. …

DioceseNotícias

Chuvas no Rio Grande do Sul: Um chamado à solidariedade e à ação da Diocese de Guaxupé

As fortes chuvas que aconteceram no Rio Grande do Sul, deixaram inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade.   Mediante as necessidades de nossos …

DioceseNotícias

Diácono Renan Brito é ordenado presbítero na Paróquia São João Batista, em Itamogi/MG

No dia 04 de maio, na Paróquia São João Batista, em Itamogi/MG, o Diácono Renan Brito foi ordenado presbítero para a Diocese de …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!