Realizada no tempo do Advento e inspirada no Jubileu 2025, Campanha para a Evangelização 2024 convoca a anunciar Cristo

O Advento é um período litúrgico importante para a Igreja Católica, que antecede o Natal e marca um tempo de preparação espiritual para a vinda de Jesus Cristo. Ele começa no quarto domingo antes do Natal e se estende até a véspera de Natal, sendo um momento de espera e reflexão sobre a expectativa do Salvador. Nesse período, a Igreja também costuma lançar campanhas de evangelização e solidariedade, com o objetivo de aproximar os fiéis de Cristo e de promover ações de caridade e fé.

Uma dessas iniciativas, que acontece em âmbito nacional, é a Campanha para a Evangelização. Criada em 1997, durante a Assembleia Geral da CNBB, e iniciada em 1998, tem como objetivo favorecer a vivência do tempo litúrgico do Advento e mobilizar a todos para uma Coleta Nacional que ofereça recursos a serem aplicados na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja.

Em 2024, a Campanha para a Evangelização quer ser uma preparação imediata para a abertura do Jubileu da Encarnação de 2025, quando se reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”, proposto pelo Papa Francisco. Em Roma, o Jubileu acontecerá na noite do Natal e, em nossas dioceses, na Festa da Sagrada Família, dia 29 de dezembro deste ano. Por isso, o tema escolhido para a Campanha para a Evangelização deste ano é: “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”.

Em vídeo, o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB, apresenta a Campanha para Evangelização 2024 e convoca a todos a organizá-la e mobilizá-la em suas comunidades e paróquias:

A esperança é Jesus Cristo

Quando esteve no Brasil, para o encontro nacional de preparação do Jubileu 2025, em janeiro do ano passado, dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, alertou os participantes, a pedido do Papa, para o fato de que a esperança anunciada no Jubileu e na vida cotidiana da Igreja, em sua ação evangelizadora, não é uma esperança vaga, etérea, difusa, mas uma esperança concreta, que tem nome: Jesus Cristo.

É esta esperança, de um Deus feito carne, que a Campanha para a Evangelização deste ano quer anunciar, recomendando também que, assim como os primeiros cristãos, os que têm se enriqueçam de boas obras, deem com prodigalidade e repartam com os demais (Cf. 2Cor 8-9).

Partilha

Um dos pontos altos da Campanha para a Evangelização é a Coleta realizada em todas as comunidades, nas celebrações do terceiro domingo do Advento, este ano dia 15 de dezembro, inclusive vespertinas.

O principal objetivo da Coleta para a Evangelização é financiar projetos e iniciativas de evangelização, especialmente aqueles que visam alcançar as periferias, as populações carentes, os jovens, as famílias e aqueles que ainda não tiveram um encontro pessoal com Cristo. A campanha também serve para apoiar a formação de agentes de pastoral e missionários, que estarão à frente dessas atividades evangelizadoras.

A distribuição dos recursos arrecadados é feita da seguinte forma:

✓45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja Local; ✓ 20% vão para o respectivo regional da CNBB, para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação; ✓ 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras nacionais, como as Comissões Episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral e em todo o Brasil.

“Certos de que podemos contar com o seu apoio, empenho e mobilização, pois afinal não somos nós apenas que precisamos deste gesto de generosa partilha, mas toda a Igreja em sua ação evangelizadora nas paróquias, dioceses, regionais e nacional, colocamo-nos sempre ao vosso dispor para qualquer esclarecimento e colaboração”, finaliza o Setor de Campanhas da CNBB.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Padre Darci Donizetti da Silva toma posse como pároco da Paróquia São Sebastião e São Cristóvão, em Alfenas (MG)

A Paróquia São Sebastião e São Cristóvão, em Alfenas (MG), viveu um momento de fé e comunhão no dia 28 de janeiro, com ...

DioceseNotícias

Padre Júlio César Martins toma posse como pároco da Paróquia Sagrada Família, em Carmo do Rio Claro (MG)

A Paróquia Sagrada Família, em Carmo do Rio Claro (MG), viveu um momento de grande alegria e fé no dia 27 de janeiro, ...

DioceseNotícias

Padre Rhilton Roger toma posse como pároco da Paróquia São Pedro, em Alfenas (MG)

A Paróquia São Pedro, em Alfenas (MG), viveu um momento de fé e comunhão no dia 18 de janeiro, com a Missa de ...

DioceseNotícias

Escola de Teologia para Leigos fortalece a formação e a missão na Diocese de Guaxupé

Entre os dias 12 e 18 de janeiro, a Escola de Teologia para Leigos da Diocese de Guaxupé foi realizada no Seminário São ...

Igreja no BrasilNotícias

Dom Walter Jorge Pinto toma posse canônica como novo bispo da Diocese de Campanha

A Diocese de Campanha viveu um momento de grande alegria e comunhão eclesial no dia 17 de janeiro, com a Posse Canônica de ...

Igreja no BrasilNotícias

Papa Leão XIV reúne cardeais no primeiro Consistório extraordinário de seu pontificado

O Papa Leão XIV se reúne com os cardeais nos dias 7 e 8 de janeiro para a realização do Consistório extraordinário, o ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!