fbpx

15 anos da posse de Dom José Lanza na Diocese de Guaxupé: “Passei a guardá-la no meu coração e a amá-la profundamente”

Há 15 anos, em uma manhã ensolarada de domingo, Dom José Lanza Neto tomou posse da Diocese de Guaxupé, tornando-se o nono bispo a ocupar a sede da Igreja Particular formada por 42 cidade no sudeste de Minas Gerais.

 

De origem simples e humilde, Dom Lanza é natural da cidade de Pirangi (SP). Desde muito novo manifestou o desejo de ser padre, mas nunca se desligou de suas raízes. Quando era seminarista, voltava para casa de sua família na zona rural e logo se envolvia na lavoura e na colheita de alimentos.

 

As mesmas características do jovem seminarista José Lanza podem ainda ser percebidas com facilidade: um homem de conversa simples, que gosta de falar sobre assuntos relacionados à vida no campo, preocupado com a família e com raciocínio prático e rápido, próprio de quem lida com o trabalho braçal.  

 

O lema escolhido por Dom José Lanza em sua consagração episcopal é marca do seu pastoreio: “Permaneçamos no amor” (Jo 15,9). Amor que exige ternura e coragem para correção e orientação. Amor que requer disposição para percorrer longos quilômetros e ser sinal da graça de Deus e do Espírito Santo nas diversas comunidades. Amor que pensa e vê além do que está posto a sua frente, mas observa e vê um horizonte mais amplo.   

 

Ao longo dos seus 15 anos de pastoreio e administração diocesana, realizou inúmeras atividades, visitas pastorais, ordenações diaconais e sacerdotais, melhorias no patrimônio, articulou a Santas Missões Populares, celebrou o centenário da Diocese. Porém, mais do que qualquer feito, é presença e sinal de unidade entre as paróquias e as comunidades, como recorda Santo Agostinho: “Onde está o Bispo, aí está a Igreja”.

 

Em sua homilia de posse, em 2007, Dom Lanza afirmou: 

"Proponho-me a ser verdadeiramente o pastor, o pai, o amigo, o irmão, o servidor, sempre contando com a Graça de Deus. Tenho consciência das minhas limitações. Tenho consciência de que todos esperam ser amados, acolhidos e encorajados por esta Igreja. Posso assegurar que, desde o momento de minha nomeação para a Diocese de Guaxupé, passei a guardá-la no meu coração e amá-la profundamente".

Hoje, nesta data comemorativa, todo povo louva e agradece a Deus pela vida e ministério episcopal deste homem consagrado e eleito por Deus e pela Igreja para ser pastor e guia da Diocese de Guaxupé.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Coleta para os lugares Santos: saiba por que e como doar

Nesta Sexta-feira Santa, somos convidados a refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É um dia de profunda espiritualidade, em que …

DioceseNotícias

Dom José Lanza concede ao Diácono Permanente Luiz Sérgio Teixeira, o Uso de Ordem

Tendo em vista o povo de Deus e no exercício do seu serviço Episcopal, Dom José Lanza Neto, concede ao Revmo. Diácono Permanente …

DioceseNotícias

Dom José Lanza nomeia o Revmo. Padre Gledson A. Domingos como Mestre de Cerimônias do Sólio Diocesano

Atendendo às necessidades da nossa Diocese de Guaxupé, havemos por bem NOMEAR o Revmo. Padre Gledson Antônio Domingos para o Ofício de Mestre …

DioceseNotícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa sexta-feira (22), oficializa por meio dessa publicação a transferência do seguinte padre abaixo:   A paróquia Nossa Senhora …

DioceseNotícias

Dom José Lanza preside a Missa de inauguração do Colégio Marista, em Alfenas/MG

No último dia 20 de março, na presença dos irmãos Maristas: Ir. José de Assis Elias de Brito (Superior Provincial e Presidente do …

FormaçãoPapa

” O soberbo é quem se julga muito mais do que é na realidade” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A soberba

Raiz da soberba No nosso percurso de catequeses sobre os vícios e as virtudes, hoje chegamos ao último dos vícios: a soberba. Os gregos …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!