fbpx

Comunidade Paroquial São João Batista do Distrito de Barranco Alto celebra 143 anos de fundação

Comunidade Paroquial Barranco Alto - Diocese de Guaxupé Comunidade Paroquial São João Batista do Distrito de Barranco Alto celebra 143 anos de fundação

Na manhã do dia 07 de setembro, após um tríduo preparatório com a presença de padres de nossa Diocese de Guaxupé, a Comunidade Paroquial São João Batista do Distrito de Barranco Alto, município de Alfenas, se reuniu para celebrar os 143 anos da Ereção da Paróquia.

 

Em uma celebração presidida pelo nosso bispo diocesano Dom José Lanza e com uma participação expressivas dos paroquianos e devotos de São João Batista, elevou-se um grande clamor de ação de graças pela caminhada realizada por esta comunidade.

 

A Paróquia São João Batista, foi criada no dia 07 de setembro de 1878, por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo. Teve como seu primeiro pároco, padre Luiz Cândido de Souza.

 

A paróquia possuí uma capela dedicada a Santos Reis, tendo como festas tradicionais, a Festa de Santos Reis em Janeiro, a Festa de São João Batista e junho e a Festa de Nossa Senhora Aparecida em outubro.

 

A Comunidade fica localizada às margens do Lago de Furnas, atualmente tem uma população de cerca de 500 habitantes residentes, e muitas casas de veraneio, em períodos de férias e feriados, essa população aumenta de forma expressiva.

 

A primeira Igreja Matriz antiga, destacava-se pela sua bela arquitetura, esta foi demolida e construída a nova pelas Furnas Centrais Elétricas.

 

Atualmente a paróquia conta com as seguintes pastorais: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística; Ofício de Acólitos; Catequese infantil; Crisma; Movimento da Mão e Rainha; Grupo de Jovens; Pastoral do Dízimo e a recém criada Pastoral da Comunicação.

 

A Paróquia São João Batista tem como Administrador Paroquial pe. Antônio Batista Cirino.

 

Por Padre Antônio Batista

Últimas Notícias

ArtigosFormação

“Ensina-nos a rezar”: o subsídio para o Ano da Oração – confira um resumo e faça o download

O subsídio é um convite para aprofundar a oração como um diálogo íntimo e pessoal com Deus. É uma oportunidade para cada cristão refletir sobre sua fé e seu papel no mundo contemporâneo. A oração é apresentada não apenas como um ato de devoção, mas como um meio de transformação pessoal e comunitária

ArtigosFormação

Como fazer uma boa confissão?

A confissão é um sacramento de cura, que nos permite receber o perdão de Deus pelos nossos pecados e a graça de recomeçar uma vida nova em Cristo. Mas como fazer uma boa confissão?

DioceseNotícias

Padre José Luiz do Prado: Um Tributo à Vida e o Legado

Na madrugada deste 5 de março de 2024, o mundo perdeu um notável estudioso, um homem de fé e um apaixonado pelas Sagradas …

DioceseNotícias

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Padre José Luiz Gonzaga do Prado, ocorrido na madrugada deste dia. Padre José Luiz, …

FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!