Texto: Padre Sérgio Bernardes
“Peregrinos da Esperança” é o lema que conduzirá a Igreja em todo o mundo no Jubileu Ordinário de 2025, realizado a cada 25 anos. Para auxiliar na dinamização da celebração nas (arqui)dioceses de todo o Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou nos dias 29 e 30 de janeiro, em Brasília, o encontro “Preparando o Jubileu da Esperança”, com a presença de representantes de todos os regionais do país.
Além da presença do 1º vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, do secretário-geral da conferência, Dom Ricardo Hoepers, e do cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo César da Costa, o encontro acolheu outros bispos, leigos, religiosos e ministros ordenados de todo o país.
O assessor principal do encontro foi Dom Rino Fisichella, prefeito do Dicastério para a Evangelização e coordenador do Jubileu 2025. Em sua apresentação, Dom Fisichella ressaltou a importância de se compreender a preparação jubilar como um anseio do povo e uma experiência de fé, sempre a conduzir para uma temática necessária e relevante para a Igreja.
“A esperança faz da vida uma verdadeira peregrinação, alimenta o fiel que vive o cansaço do cotidiano e dá sentido à sua existência, além de abrir caminho para a vida eterna”, exorta dom Fisichella.
O encontro ainda apresentou um cronograma de atividades para o ano jubilar, que além de ser celebrado em Roma deverá ser vivido com vigor em todas as dioceses do mundo e, ainda, houve instruções especiais sobre a inscrição de peregrinos e a participação de voluntários do mundo todo.
Antecederam a fala de Dom Fisichella, três temáticas apresentadas por bispos do episcopado brasileiro: Dom Ricardo Hoepers apresentou um panorama pastoral da Igreja no Brasil, assim como a organização das comissões episcopais; Dom Leomar Antônio Brustolin fez uma análise conjuntural do momento eclesial, ressaltando aspectos como os sinais dos tempos, a conversão pastoral e a missão integral e comunitária, acenando sobre a pertinência e a atualidade do documento da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida (2007); e, ainda, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa trouxe uma reflexão sobre a raiz bíblica da celebração jubilar, aproximando o Jubileu da experiência bíblica do repouso divino após a Criação e da confiança da humanidade na promessa divina do cuidado com a Casa Comum.
Durante o encontro, uma mesa-redonda favoreceu a participação de alguns representantes de organismos representativos do Povo de Deus. Os convidados manifestaram suas expectativas para a realização do Jubileu da Esperança e os passos necessários para que toda a Igreja no Brasil favoreça a celebração jubilar. Foram convidados Dom João Justino (CNBB), Padre André Luís do Vale (Comissão Nacional de Presbíteros), Diácono José Oliveira Cavalcante (Comissão Nacional dos Diáconos), Irmã Zirlaide Barreto Mendonça (Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil) e Sônia Gomes de Oliveira (Conselho Nacional do Laicato no Brasil).
A Província Eclesiástica de Pouso Alegre foi representada com a participação de Padre Edson Aparecido da Silva e Laudelino Augusto dos Santos Azevedo (Arquidiocese de Pouso Alegre), Padre Jean Steferson (Diocese da Campanha) e Padre Sérgio Bernardes (Diocese de Guaxupé).