fbpx

Jubileu da Esperança: CNBB promove encontro nacional para animadores

Texto: Padre Sérgio Bernardes

 

“Peregrinos da Esperança” é o lema que conduzirá a Igreja em todo o mundo no Jubileu Ordinário de 2025, realizado a cada 25 anos. Para auxiliar na dinamização da celebração nas (arqui)dioceses de todo o Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou nos dias 29 e 30 de janeiro, em Brasília, o encontro “Preparando o Jubileu da Esperança”, com a presença de representantes de todos os regionais do país.

 

Além da presença do 1º vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, do secretário-geral da conferência, Dom Ricardo Hoepers, e do cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo César da Costa, o encontro acolheu outros bispos, leigos, religiosos e ministros ordenados de todo o país.

 

O assessor principal do encontro foi Dom Rino Fisichella, prefeito do Dicastério para a Evangelização e coordenador do Jubileu 2025. Em sua apresentação, Dom Fisichella ressaltou a importância de se compreender a preparação jubilar como um anseio do povo e uma experiência de fé, sempre a conduzir para uma temática necessária e relevante para a Igreja.

 

“A esperança faz da vida uma verdadeira peregrinação, alimenta o fiel que vive o cansaço do cotidiano e dá sentido à sua existência, além de abrir caminho para a vida eterna”, exorta dom Fisichella.

 

O encontro ainda apresentou um cronograma de atividades para o ano jubilar, que além de ser celebrado em Roma deverá ser vivido com vigor em todas as dioceses do mundo e, ainda, houve instruções especiais sobre a inscrição de peregrinos e a participação de voluntários do mundo todo.

 

Antecederam a fala de Dom Fisichella, três temáticas apresentadas por bispos do episcopado brasileiro: Dom Ricardo Hoepers apresentou um panorama pastoral da Igreja no Brasil, assim como a organização das comissões episcopais; Dom Leomar Antônio Brustolin fez uma análise conjuntural do momento eclesial, ressaltando aspectos como os sinais dos tempos, a conversão pastoral e a missão integral e comunitária, acenando sobre a pertinência e a atualidade do documento da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida (2007); e, ainda, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa trouxe uma reflexão sobre a raiz bíblica da celebração jubilar, aproximando o Jubileu da experiência bíblica do repouso divino após a Criação e da confiança da humanidade na promessa divina do cuidado com a Casa Comum.

 

Durante o encontro, uma mesa-redonda favoreceu a participação de alguns representantes de organismos representativos do Povo de Deus. Os convidados manifestaram suas expectativas para a realização do Jubileu da Esperança e os passos necessários para que toda a Igreja no Brasil favoreça a celebração jubilar. Foram convidados Dom João Justino (CNBB), Padre André Luís do Vale (Comissão Nacional de Presbíteros), Diácono José Oliveira Cavalcante (Comissão Nacional dos Diáconos), Irmã Zirlaide Barreto Mendonça (Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil) e Sônia Gomes de Oliveira (Conselho Nacional do Laicato no Brasil).

 

A Província Eclesiástica de Pouso Alegre foi representada com a participação de Padre Edson Aparecido da Silva e Laudelino Augusto dos Santos Azevedo (Arquidiocese de Pouso Alegre), Padre Jean Steferson (Diocese da Campanha) e Padre Sérgio Bernardes (Diocese de Guaxupé).

Últimas Notícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa segunda-feira (05), oficializa por meio dessa publicação a transferência dos seguintes padres abaixo:   A paróquia Santa

Leia Mais »
DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

DioceseNotícias

COMUNICADO OFICIAL – PARÓQUIA SANTA TERESINHA DE ITAÚ DE MINAS

Atendendo à solicitação do Revmo. Padre César Acorinte, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na cidade de Itaú de Minas/MG, de …

DioceseNotícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa segunda-feira (05), oficializa por meio dessa publicação a transferência dos seguintes padres abaixo:   A paróquia Santa Teresinha …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!