fbpx

MISSA NO TÚMULO DE SÃO PEDRO MARCA O SEGUNDO DIA DA VISITA AD LIMINA

Considerado um dos pontos altos da visita Ad Limina Apostolorum, na manhã desta terça-feira (18), os bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 celebraram a Santa Missa na Basílica Patriarcal de São Pedro, em Roma. Com a celebração presidida por Dom José Carlos Souza Campos, bispo de Divinópolis, junto ao altar do túmulo do apostolo, os sucessores de Pedro renovaram a profissão de fé e fizeram preces por suas comunidades no Brasil.

 

 

Os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo ainda tiveram uma agenda repleta de atividades nos dicastérios e secretarias do Vaticano. Logo após a celebração eucarística, foi realizada a visita ao Dicastério para os Bispos e foram recebidos pelo Cardeal Marc Ouellet, P.S.S. Durante o encontro, que contou com a relatoria de Dom Geovane Luís da Silva e apresentação de Dom Luiz Fernando Lisboa, os bispos destacaram os desafios pastorais e a valorização e diálogos com as culturas e sociedade pluralista mineira e capixaba.

 

 

No Dicastério para a Doutrina da Fé, o relator Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa apresentou o relatório com Dom Paulo Bosi Dal’Bó, ressaltando o contexto cheio de esperanças para a caminhada eclesial com o processo sinodal desencadeado pelo Papa Francisco. Na sequência foi a vez do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e SVA, que teve a relatoria de Dom Luiz Fernando Lisboa e apresentação de Dom Dario Campos.

Neste departamento, os bispos foram recebidos pelo Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que reconheceu a importante presença das Ordens e Congregações Religiosas nos estados de Minas e Espírito Santo. Na oportunidade, também foram discutidos os desafios pastorais da vida consagrada, que também envolve os Institutos Seculares, as Sociedades de Vida Apostólica, as Comunidades Monásticas e as Virgens Consagradas.

No período da tarde, divididos em dois grupos, os bispos estiveram no Dicastério para as Causas dos Santos, com a relatoria de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda e apresentação de Dom Paulo Bosi Dal’Bó. Na Secretaria Geral do Sínodo, Dom Darci José Nicioli apresentou o relatório, que contou com a apresentação de Dom José Carlos de Souza Campos.

 

 

A Visita Ad Limina Apostolorum como peregrinação devota é uma tradição muito antiga e significa no limiar, na entrada, nos limites das Basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo. Na próxima sexta-feira, a celebração será na Basílica Papal São Paulo Fora dos Muros.

 

 

Fonte: CNBB leste 2

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Membros da Central Diocesana de Comunicação participam do 8° Encontro Nacional da Pascom Brasil

De 12 a 14 de julho, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida, o 8° Encontro da Pascom Brasil. Com …

DioceseNotícias

Paróquia São Sebastião de Poços de Caldas realiza o encontro Vocare, para despertar vocações

Nos dias 5, 6 e 7 de julho na cidade de Poços de Caldas/MG, como resposta ao Ano Vocacional do Brasil vivido no …

DioceseNotícias

Casais do ECC da Província de Pouso Alegre, se reúnem para a V Formação para Conselhos Diocesanos e Equipes Dirigentes

Nos dias 12 e 13 de julho, aconteceu no Santuário Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre, a V Formação para Conselhos Diocesanos …

DioceseNotícias

Catequese Diocesana promove ação para o Ano Sacerdotal

No dia 30 de junho, data em que se celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo, as paróquias de nossa diocese …

DioceseNotícias

Setor Diocesano da Juventude promove Encontro para Coordenadores Jovens

No último domingo (23), ocorreu na Cúria Diocesana de Guaxupé o Encontro de Coordenadores Jovens. O evento foi promovido pelo Setor Diocesano da …

DioceseNotícias

ENCONTRO SETORIAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Tema: “Unidos ao Sagrado Coração de Jesus em disponibilidade apostólica” Por Padre Adivaldo Antônio Ferreira O encontro do Apostolado da Oração setorial, composto …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!