fbpx

Padre José Luiz do Prado: Um Tributo à Vida e o Legado

Na madrugada deste 5 de março de 2024, o mundo perdeu um notável estudioso, um homem de fé e um apaixonado pelas Sagradas Escrituras: José Luiz Gonzaga do Prado. Aos 89 anos de idade, ele partiu, deixando para trás um legado que ecoará por gerações.

 

Uma Jornada de Sabedoria e dedicação


José Luiz Gonzaga do Prado nasceu em Paraguaçu, no dia 11 de janeiro de 1935, filho de Abel Horta do Prado e Ana Cândida do Prado. Sua trajetória foi marcada por uma busca incansável pelo conhecimento e pela compreensão das Escrituras Sagradas.

 

Formação e Contribuições


– Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, Itália, José Luiz dedicou sua vida ao estudo profundo da Bíblia. Seus escritos e artigos revelam uma mente brilhante e uma paixão inabalável pela Palavra de Deus.


– Durante 24 anos, ele lecionou Línguas Bíblicas e Novo Testamento no CEARP (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Religioso e Pastoral), em Ribeirão Preto.


– Foi professor por mais de 18 anos no seminário São José em Guaxupé – MG.

– Lecionou por 8 anos na Faculdade Católica de Pouso Alegre.

– Como exímio tradutor da Bíblia, José Luiz tornou acessível a riqueza dos textos sagrados para muitos.- Sua atuação como pároco nas paróquias de Santa Rita de Nova Resende e São Benedito de Petúnia (Distrito de Nova Rezende) foi marcada por dedicação e amor à comunidade.

– Contribuiu ativamente para a implantação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na diocese, promovendo uma fé viva e engajada.

– Mantinha um site com objetivo de formar as Comunidades Eclesiais de Base, com conteúdos assessíveis:

https://www.bibliapovo.com.br/

– Semanalmente, realizava lives com um estudo Bíblico Popular.


Como professor de Sagradas Escrituras, ele inspirou inúmeros estudantes a mergulhar nas profundezas dos textos bíblicos.

 

O Legado


Pe. José Luiz Gonzaga do Prado não era apenas um estudioso; ele era um homem cuja vida refletia os ensinamentos que ele defendia. Sua paixão pelas Escrituras e seu compromisso com a justiça social e a compaixão moldaram sua jornada espiritual.


Neste ano, completaria 65 anos de ministério presbiteral.
Celebrava todo domingo, às 19 horas na capela Santos Reis, na Vila Dorinto Morato, em Nova Resende, onde residia.


Hoje, prestamos homenagem a esse homem de fé, que nos deixou um legado de sabedoria, amor e serviço. Que sua memória continue a inspirar todos nós a buscar a verdade, a justiça e a compreensão profunda da Palavra de Deus.

 

A Diocese de Guaxupé manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos e se despede de um grande colaborador no anúncio do Reino de Deus.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

DioceseNotícias

Diácono Richard é ordenado presbítero na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG

No dia 06 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, o Diácono Richard Oliveira foi ordenado presbítero para …

DioceseNotícias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, se reúne para Benção da Nova Capela dedicada a São José

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se reuniu na noite do dia 18 de março para a Santa Missa e Benção Solene da …

DioceseNotícias

Hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano: confira a letra e partitura

Na última quinta-feira, 28 de março, foi apresentado durante a Missa da Unidade, o hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano. Com a composição …

DioceseNotícias

Coleta para os lugares Santos: saiba por que e como doar

Nesta Sexta-feira Santa, somos convidados a refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É um dia de profunda espiritualidade, em que …

DioceseNotícias

Dom José Lanza concede ao Diácono Permanente Luiz Sérgio Teixeira o Uso de Ordem

Tendo em vista o povo de Deus e no exercício do seu serviço Episcopal, Dom José Lanza Neto, concede ao Revmo. Diácono Permanente …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!