fbpx

“Com o diabo não se dialoga”: catequese do papa Francisco sobre “vícios e virtudes”

1. Tentação no livro do Gênesis


  Podemos começar precisamente pelo início da Bíblia, onde o livro do Génesis, através da narração dos progenitores, apresenta a dinâmica do mal e da tentação. Pensemos no Paraíso terrestre. No quadro idílico representado pelo jardim do Éden, aparece uma personagem que se torna o símbolo da tentação: a serpente, a personagem que seduz. A serpente é um animal insidioso: move-se lentamente, rastejando no chão, e às vezes a sua presença nem sequer se nota – é silenciosa – pois consegue camuflar-se bem com o seu ambiente e sobretudo isto é perigoso.

  Quando começa a conversar com Adão e Eva, demonstra ser também um dialético requintado. Começa como se faz numa má bisbilhotice, com uma pergunta maliciosa: «É verdade que Deus disse: não comerás de nenhuma árvore do jardim?» (Gn 3, 1). A frase é falsa: na realidade, Deus ofereceu ao homem e à mulher todos os frutos do jardim, exceto os de uma árvore específica: a árvore da ciência do bem e do mal. Esta proibição não tem por objetivo impedir ao homem o uso da razão, como às vezes é mal interpretado, mas é uma medida de sabedoria. Como se dissesse: reconhece o limite, não te sintas senhor de tudo, pois a soberba é o princípio de todos os males. E assim, a história diz-nos que Deus coloca os progenitores como senhores e guardiães da criação, mas quer preservá-los da presunção da omnipotência, de se fazerem senhores do bem e do mal, que é uma tentação, uma péssima tentação até hoje. Esta é a insídia mais perigosa para o coração humano.

  Como sabemos, Adão e Eva não conseguiram opor-se à tentação da serpente. A ideia de um Deus não realmente bom, que queria mantê-los submissos, insinuou-se na sua mente: eis o desabamento de tudo.
  Com estas narrações, a Bíblia explica-nos que o mal não começa no homem de modo ruidoso, quando um ato já se manifestou, mas o mal tem início muito antes, quando começamos a entreter-nos com ele, a embalá-lo na imaginação, nos pensamentos, acabando por ser enganados pelas suas lisonjas. O homicídio de Abel não começou com uma pedra lançada, mas com o rancor que Caim guardou desventuradamente, levando-o a tornar-se um monstro dentro de si. Também neste caso, de nada servem as recomendações de Deus.

2. “Com o diabo não se dialoga”

 

  Prezados irmãos e irmãs, com o diabo não se dialoga. Nunca! Nunca se deve discutir. Jesus nunca dialogou com o diabo; expulsou-o. E no deserto, durante as tentações, não respondeu com o diálogo; retorquiu simplesmente com as palavras da Sagrada Escritura, com a Palavra de Deus. Atenção: o diabo é um sedutor. Nunca dialoguemos com ele, porque ele é mais esperto do que todos nós e far-nos-á pagar. Quando tiveres uma tentação, nunca dialogues. Fecha a porta, fecha a janela, fecha o coração. E assim, defendemo-nos desta sedução, porque o diabo é astuto, é inteligente. Procurou tentar Jesus com citações bíblicas, apresentando-se como grande teólogo. Atenção! Com o diabo não se dialoga, e com a tentação não devemos entreter-nos, não se dialoga. A tentação vem: fechemos a porta, guardemos o coração!


3. “É preciso preservar o coração”

 

 É preciso ser guardiões do próprio coração. Por isso não dialoguemos com o diabo. É a recomendação – preservar o coração – que encontramos em vários padres, nos santos. E devemos pedir esta graça de aprender a velar sobre o coração. É uma sabedoria conseguir guardar o coração. Que o Senhor nos ajude neste trabalho. Mas quem guarda o próprio coração, conserva um tesouro. Irmãos e irmãs, aprendamos a preservar o coração.


Fonte: Vatican.va

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus passarão por cidades da Diocese de Guaxupé

Uma chuva de graças chegará à Diocese de Guaxupé! Percorrendo o Brasil de norte a sul, as relíquias de Santa Teresinha estão prestes …

DioceseNotícias

Aconteceu na cidade de Passos, o 9° Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Leste 2

De 18 a 21 de julho, aconteceu na cidade de Passos, o 9º Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Leste …

DioceseNotícias

Primeira Escola de Fé e Política aconteceu no último fim de semana, em Guaxupé

De 19 a 21 de julho, aconteceu no Seminário São José, em Guaxupé, a primeira Escola de Fé e Política promovida pela Pastoral …

DioceseNotícias

Bispo emérito de Guaxupé, Dom José Geraldo do Valle, completa 42 anos de Ordenação Episcopal

Hoje (23), nosso bispo emérito Dom José Oliveira do Valle, CSS, celebra 42 anos de ministério episcopal.Atualmente, com 94 anos, ele reside em …

DioceseNotícias

Novo material de formação teológica para leigos é lançado na Diocese de Guaxupé

Na noite do dia 22 de julho, dia em que Dom José Lanza Neto completou 17 anos à frente da Diocese de Guaxupé, …

DioceseNotícias

Membros da Central Diocesana de Comunicação participam do 8° Encontro Nacional da Pascom Brasil

De 12 a 14 de julho, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida, o 8° Encontro da Pascom Brasil. Com …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!