Foto e informações: Pastoral Presbiteral
“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constitui como guardiães” (At 20, 28)
Nos dias 20, 21, 23 e 24 de março, respectivamente nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas, Muzambinho e Passos, foram realizados encontros com os padres da diocese por tempo de ministério. Estes momentos foram conduzidos pelo psicólogo Renato Fonseca, residente na cidade de Machado e profissional com ampla experiência com grupos que trabalham no cuidado de outras pessoas.
A ideia de realizar encontros levando em consideração o tempo de ministério presbiteral surgiu a partir de uma realidade já existente, que é o encontro bimestral com os padres com até 5 anos de ministério, em uma dessas ocasiões o psicólogo foi convidado a estar com eles, juntamente com o bispo diocesano, Dom José Lanza Neto. Diante do resultado positivo desta ocasião, avaliou-se a possibilidade de estendê-los aos demais padres.
A proposta que já vinha de algum tempo, teve como finalidade proporcionar um momento de reflexão, de autoconhecimento e, também, um espaço para partilha e crescimento mútuo, dado os inúmeros desafios pastorais e pessoais que cada presbítero enfrenta cotidianamente. O psicólogo Renato destacou a importância de trabalhar o autoconhecimento e o autocuidado, ressaltando a humanidade existente por detrás daquele que exerce o ofício sagrado e, muitas vezes, negligencia alguns aspectos que são primordiais para uma vida mais cheia de sentido.
Para os padres a experiência foi positiva e propositiva. Nas palavras do Padre Mateus de Jesus Donizetti Albino “o encontro foi profundo! Momento de reflexão, comunhão, partilha e aprendizado! Cuidar de quem cuida é missão de todos nós! Os encontros são momentos fecundos de fraternidade!”. “Um momento muito bom mesmo. A busca do sentido da vida e o equilíbrio são fundamentais para uma vida feliz”, acrescentou o padre José Maria de Oliveira.