fbpx

Pastoral Presbiteral promoveu encontros com padres da Diocese

Foto e informações: Pastoral Presbiteral 

 

“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constitui como guardiães” (At 20, 28)

 

Nos dias 20, 21, 23 e 24 de março, respectivamente nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas, Muzambinho e Passos, foram realizados encontros com os padres da diocese por tempo de ministério. Estes momentos foram conduzidos pelo psicólogo Renato Fonseca, residente na cidade de Machado e profissional com ampla experiência com grupos que trabalham no cuidado de outras pessoas.

 

A ideia de realizar encontros levando em consideração o tempo de ministério presbiteral surgiu a partir de uma realidade já existente, que é o encontro bimestral com os padres com até 5 anos de ministério, em uma dessas ocasiões o psicólogo foi convidado a estar com eles, juntamente com o bispo diocesano, Dom José Lanza Neto. Diante do resultado positivo desta ocasião, avaliou-se a possibilidade de estendê-los aos demais padres.

 

A proposta que já vinha de algum tempo, teve como finalidade proporcionar um momento de reflexão, de autoconhecimento e, também, um espaço para partilha e crescimento mútuo, dado os inúmeros desafios pastorais e pessoais que cada presbítero enfrenta cotidianamente. O psicólogo Renato destacou a importância de trabalhar o autoconhecimento e o autocuidado, ressaltando a humanidade existente por detrás daquele que exerce o ofício sagrado e, muitas vezes, negligencia alguns aspectos que são primordiais para uma vida mais cheia de sentido.

 

Para os padres a experiência foi positiva e propositiva. Nas palavras do Padre Mateus de Jesus Donizetti Albino “o encontro foi profundo! Momento de reflexão, comunhão, partilha e aprendizado! Cuidar de quem cuida é missão de todos nós! Os encontros são momentos fecundos de fraternidade!”. “Um momento muito bom mesmo. A busca do sentido da vida e o equilíbrio são fundamentais para uma vida feliz”, acrescentou o padre José Maria de Oliveira.

 

p2 - Diocese de Guaxupé Pastoral Presbiteral promoveu encontros com padres da Diocese
p4 - Diocese de Guaxupé Pastoral Presbiteral promoveu encontros com padres da Diocese
p3 - Diocese de Guaxupé Pastoral Presbiteral promoveu encontros com padres da Diocese

Últimas Notícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa segunda-feira (05), oficializa por meio dessa publicação a transferência dos seguintes padres abaixo:   A paróquia Santa

Leia Mais »
FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!