fbpx

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, com a presença de Dom José Lanza Neto e do padre Alexandre José Gonçalves, coordenador de pastoral, para a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP). O objetivo da reunião do CDP foi articular as ações pastorais de toda a diocese, junto às lideranças.

 

Jubileu 2025

Nessa primeira reunião do ano de 2024, o padre Sérgio Bernardes apresentou o caminho preparatório do Jubileu 2025, que tem como tema: “Peregrinos da Esperança”. O jubileu é um movimento bíblico, de grandes vivências religiosas de todo o povo, na busca pelo descanso e pela celebração da vida. No ano do Jubileu, o desejo de reanimar a esperança de cada cristão, diante dos desafios do tempo, deve ser intenso em todas as comunidades.

 

Sínodo sobre a Sinodalidade

Outro ponto da reunião foi a resposta às questões do “Sínodo sobre a Sinodalidade”, que após a primeira fase, ocorrida em outubro de 2023, realiza mais uma pesquisa nas dioceses, a fim de que a segunda fase, marcada para outubro de 2024, seja vivida de forma mais próxima à realidade.

 

Formação Leiga Diocesana

O padre João Batista, coordenador da Formação Leiga Diocesana, apresentou o caminho da elaboração do material de formação e os passos a serem realizados em cada setor para a estruturação das Escolas Setoriais.

 

Ano Sacerdotal Diocesano

A Diocese de Guaxupé também está vivendo o Ano Sacerdotal Diocesano, cuja iniciativa visa à oração pelos padres e ao trabalho de acompanhamento de cada presbítero, a caminho da celebração dos 110 anos de criação em 2026.

 

Campanha da Fraternidade

Por fim, o padre Alexandre José Gonçalves motivou as lideranças à Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e a Amizade Social”, em todas as comunidades, movimentos, pastorais e serviços.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Padre Janício de Carvalho será o novo Assessor Espiritual do Conselho Central dos Vicentinos de Passos

Atendendo a solicitação feita pelo Presidente do Conselho dos Vicentinos, Messias Natanael Cintra, da cidade de Passos, Dom José Lanza nomeia o Padre …

DioceseNotícias

Bispos divulgam a carta aos cristãos católicos do Brasil elaborada pelo Episcopado brasileiro durante a 61ª AG CNBB

Seguindo a tradição das Assembleias Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quatro cardeais brasileiros durante a coletiva da quinta-feira, 17 de …

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

DioceseNotícias

Diácono Richard é ordenado presbítero na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG

No dia 06 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, o Diácono Richard Oliveira foi ordenado presbítero para …

DioceseNotícias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, se reúne para Benção da Nova Capela dedicada a São José

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se reuniu na noite do dia 18 de março para a Santa Missa e Benção Solene da …

DioceseNotícias

Hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano: confira a letra e partitura

Na última quinta-feira, 28 de março, foi apresentado durante a Missa da Unidade, o hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano. Com a composição …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!