Três seminaristas da Diocese de Guaxupé deram mais um passo na sua caminhada vocacional ao receberem os ministérios de leitor e acólito na quarta-feira, dia primeiro de novembro. Ricardo Calori e Marco Túlio foram instituídos leitores e Mateus Henrique foi instituído acólito em uma celebração eucarística realizada no seminário Santo Antônio em Pouso Alegre.
A missa foi presidida por Dom José Lanza Neto, bispo diocesano, que destacou a importância dos ministérios para o serviço da Palavra, da Eucaristia e dos sacramentos. Ele também exortou os seminaristas a serem fiéis ao chamado de Deus e a se prepararem com zelo para o diaconato e o sacerdócio.
Os ministérios de leitor e acólito são serviços eclesiais que a Igreja confere, com um rito próprio, aos fiéis chamados a exercer funções especiais na comunidade. O leitor é aquele que proclama as leituras da Sagrada Escritura na liturgia, exceto o Evangelho, e instrui os adultos e as crianças para a recepção frutuosa dos sacramentos. O acólito é aquele que ajuda os diáconos e os sacerdotes nas funções litúrgicas, especialmente na celebração da Eucaristia.
A celebração contou com a presença dos formadores do seminário, dos demais seminaristas, de alguns padres da diocese. Após a missa, houve um momento de confraternização no salão do seminário.