Na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, (Arce)Bispos e participantes da Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (CONSER) iniciaram as atividades deste segundo dia, com a Santa Missa presidida Dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo da diocese de Leopoldina, concelebrada por Dom José Otacio Oliveira Guedes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, bispo da diocese de Paracatu.
A programação deste dia do CONSER convidou os participantes para a Sessão de trabalho inspirada pelo tema “Sínodo sobre a sinodalidade”, assessorada por Dom Joaquim Mol Guimarães e pelo Padre Miguel Martins Filho.
Na primeira parte da Sessão de trabalho, Dom Joaquim Mol propôs reflexão sobre aspectos do Documento final da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, aprovado em outubro deste ano, no Vaticano, e da fase de implementação deste documento nas Igrejas locais, em suas diversidades. “Este Sínodo é o mais importante da história da Igreja nas últimas décadas. Este Sínodo fez a maior escuta da história, envolvendo o trabalho e a participação de milhares de pessoas”, sublinhou.
O Sínodo dos Bispos a respeito da sinodalidade na Igreja é um importante momento vivido pela Igreja Católica no mundo todo, convocado pelo Papa Francisco, em 2021. O Sínodo é um processo de reflexão e escuta coletiva, um convite para que a Igreja seja mais aberta ao diálogo, acolhendo a participação de todos, cada vez mais próxima do Povo de Deus. Na parte da tarde da Assembleia, além da continuação da Sessão de trabalho com ricas reflexões sobre o documento final do Sínodo da sinodalidade conduzidas pelo Padre Miguel Martins Filho, especiais momentos de espiritualidade e comunhão complementaram as atividades.
O CONSER do Regional Leste 2 ocorre até a manhã desta quinta-feira, 28, no Instituto de Integração Pessoal – Casa Mãe Acolhedora – ADI, em Belo Horizonte.