O vigário Judicial da Diocese de Guaxupé, Padre Francisco Clóvis Nery, apresentou e defendeu o seu doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidad Catolica Argentina (UCA) – Campus Buenos Aires – Faculdad da Derecho Canonico, no dia 19 de dezembro.
A tese: “A certeza moral do bispo diocesano no processo mais breve de nulidade matrimonial”, teve como diretor o Mons. Dr. Maurício Alberto Landra, bispo auxiliar, Arquidiocese de Mercedes – Lujan.
E foi apresentada a banca composta pelos censores: Pe. Dr. Ariel Busso e Pe. Dr. Hugo Cappelo. Outros membros da banca ou tribunal: Monsenhor Alejandro Bunge (Tribunal da Rota Romana) e Pe. Dr. Ricardo Daniel Medina OSA, Decano da Faculdade de Derecho Canonico.
Segundo padre Clóvis: O estudo foi novo na Ciência Canônica por carecer de material copilado e interpretado de Certeza Moral e Bispo Diocesano em Processos de Rito Breve. Percorremos o caminho histórico, termos como: certeza, conhecimento jurídico, certeza moral, o bispo diocesano, matrimônio, nulidade, dentre outros conceitos, interpretações e as diversas problemáticas. Um Apêndice com muitas realidades e entrevistas completam os estudos e apontam caminhos e propostas, aos bispos e aos tribunais.