fbpx

Vigário judicial da Diocese de Guaxupé participa de Treinamento Permanente

texto e foto: Padre Clóvis Nery 

Nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2023, aconteceu nas Obras Sociais da Diocese de Divinópolis o Programa de Treinamento Permanente para Servidores do Tribunal Eclesiástico em suas Câmaras Eclesiásticas, com o VII Curso de atualização em Matrimônio Canônico e Direito Processual.


Estavam presentes da Diocese de Guaxupé: Pe. Francisco Clóvis Nery, vigário judicial, e os leigos, Pamela Guelere da Silva, notaria e Dr. Marcos José da Silva, juiz auditor.


“A missão do Tribunal Eclesiástico é, no âmbito da Igreja, administrar a justiça. O critério inspirador desse importante ministério é o amor é a busca pela verdade. Os atos do Tribunal não são meramente técnicos, mas de valiosa contribuição pastoral na vida da Igreja. Tribunal Eclesiástico, segundo o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, é um tribunal da Igreja que realiza a justiça canônica, além de orientar os cristãos católicos em situações diversas; e propõe os caminhos corretos a serem seguidos em determinadas situações da sua vida de Igreja, afim de que ela possa cumprir a missão que Cristo lhe incumbiu” (CNBB O2).


A Câmara Eclesiástica de Instrução Processual de Guaxupé é composta pelo vigário judicial e juiz, a notaria da câmara e notários(as) e juízes auditores/instrutores nos Setores, sejam presbíteros ou leigos, com a incumbência de acolher processos,   colher contratações e depoimentos, em consonância e colaboração com o Tribunal Eclesiástico de Divinópolis, da qual fazemos parte.


Nosso objetivo, frente a grande demanda processual que iguala ou ultrapassa Divinópolis em número de Causas, é a abertura de nosso próprio Tribunal Eclesiástico, com toda a estrutura física e pessoal necessária. Que Cristo Jesus, manso e justo juiz, nos ilumine nesta caminhada jurídico-pastoral.

Últimas Notícias

FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!