fbpx

Paróquia Basílica Nossa Senhora da Saúde

Redes Sociais

Histórico

A paróquia de Nossa Senhora da Saúde, foi criada em 22/10/1885; até então a comunidade contava somente com a capela dedicada a Bom Jesus da Cana Verde. A primeira imagem de Nossa Senhora da Saúde foi doada pelo português, sr. João de Souza Belém, que veio à cidade banhar-se nas águas, para tratar de um reumatismo, retornando a seu país encomendou uma imagem da Virgem da Saúde e a enviou à pequena comunidade, por gratidão pela sua cura. A construção da primeira igreja de Nossa Senhora da Saúde se deu em 22/08/1908, foi útil somente até 1937, quando foi demolida para a construção da atual basílica, sob a orientação de Mons. José Faria de Castro.

A construção foi inspirada em um projeto de uma igreja francesa, era considerada uma construção moderna para época e que impressionava pela grandiosidade, com uma arquitetura mesclada entre os estilos: gótico e românico. Românico, devido às características do referido período, em que as Basílicas, tinham como sinal uma nave central retangular e alta, circundada por espaços menores e mais baixos do que o da nave central e também janelas altas.

Quanto às características góticas, percebe-se principalmente pelos vitrais, em grande quantidade em seu interior. O altar central é dedicado à Nossa Senhora da Saúde, e os laterais dedicados a São José e ao Sagrado Coração de Jesus. O prédio é totalmente revestido de tijolinhos e pedras em sua parte externa. Em 02/08/1948 a Paróquia recebeu o título de Basílica Menor, sendo na época, poucas igrejas elevadas a esta dignidade. Sua Dedicação ocorreu em 30/10/1954 pelo Em.mo. Sr. Cardeal Dom Jayme de Barros Câmara.

Horários de Missa:

Segunda a Sábado as 07h e as 18h30min.
Domingo: as 07h/ 09h/ 11h/ 15h/ e 18h30min

Segunda a Sexta das 08h às 17h e Sábado das 08h às 11h

Galeria

Feed do Youtube

Últimas Notícias

FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!