“MECEs do Setor Passos participam de Encontro em Alpinópolis”
Norteados pelo tema: “Eucaristia, Sacerdócio e Missão” e pelo lema: “Dei-vos o exemplo para que também vós façais assim como eu fiz” (Jo …
A Paróquia Nossa Senhora da Penha foi criada em 31 de Agosto de 1947, a partir da divisão da Paróquia Sr. Bom dos Passos. A Paróquia abrangia boa parte da cidade na época. A primeira Igreja pertencente á Paróquia da Penha foi construída em 1864, pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou, que havia feito um voto por uma graça alcançada. A Centenária Capela de Nossa Senhora da Penha onde ficava guardada em seu altar a imagem de Nossa Senhora da Penha, esta que hoje permanece num trono especial aos pés do altar do Santuário.
E aos 31 de Agosto de 1947 sendo bispo diocesano sua Exma Rvma. Dom Hugo Bressane de Araújo. Teve lugar a cerimônia da ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha ás 8h30 da manhã. Com o seguinte decreto de ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha Dom Hugo Bressane de Araújo, por mercê de Deus e da sé apostólica- Bispo diocesano de Guaxupé. Lido o decreto o Exmo Mons. Messias Bragança Pároco da Paróquia Sr. Bom Jesus dos Passos, leu também a provisão do vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha o Rvmo Pe. José Pires de Oliveira Costa,CM e Pe. Moacir Starling, Lazarista.
Em 1964, comemorando o centenário da Capela da Penha, sob a orientação de Mons. José Maria Matias da Silva foram iniciados os trabalhos para levantar o Santuário com estilo Gótico e duas Torres de 60 metros. Tinha o objetivo de fazer ali um trono digno, a fim de ser colocada a secular imagem doada pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou que havia feito um voto de construir a primeira Capela da Penha.
E com um trabalho gigantesco pela boa vontade do povo de Passos. Mons. Matias em dezoito meses de fecundas atividades, no dia 22 de Agosto de 1965 celebrou a primeira missa na cripta do futuro Santuário.
Houve um período de 10 anos, que as obras ficaram paradas. Mons. Matias ficou doente no ano de 1983 onde teve derrame Celebral. Em 1984 Pe. Arnaldo Bellucci chegou na Paróquia e deu continuidade ao termino do Santuário.
Pe. Arnaldo com toda coragem enfrentou o desafio angariando fundos através da Festa de N. S. da Penha e também através de seus contatos na Itália, onde todo o ano ele ia até sua terra Natal na Itália e de lá sempre trouxe recursos para terminar o Santuário. E no dia 08 de Setembro1995 Pe. Arnaldo junto com a Comunidade conseguiu inaugurar o Santuário de nossa Padroeira e foram necessários mais ou menos 20 anos para que o Santuário de Nossa Senhora da Penha terminasse suas obras.
No dia 08 de Setembro de 2004 pelo empenho da comunidade, povo devoto de N. S. da Penha, numa celebração eucarística com a presença do bispo Dom José Geraldo de Oliveira do Valle, foi inaugurado a reforma do Santuário que foi idealizada pelo Pe. Francisco Clóvis Nery. Temos também a comunidade Santo Antônio que passou uma reforma no ano de 2006.
Norteados pelo tema: “Eucaristia, Sacerdócio e Missão” e pelo lema: “Dei-vos o exemplo para que também vós façais assim como eu fiz”
Na Comunidade Córrego D’Antas, foi celebrada uma missa especial presidida por Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé, e concelebrada
A manhã de domingo no Santuário foi marcada pela presença do Milagre Vivo, Padre Márlon Múcio. Diagnosticado com uma doença rara chamada
O Papa Francisco instituiu, em 2017, o 33º Domingo do Tempo Comum como um momento especial para refletirmos sobre a realidade dos
Norteados pelo tema: “Eucaristia, Sacerdócio e Missão” e pelo lema: “Dei-vos o exemplo para que também vós façais assim como eu fiz” (Jo …
Na Comunidade Córrego D’Antas, foi celebrada uma missa especial presidida por Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé, e concelebrada pelo …
A manhã de domingo no Santuário foi marcada pela presença do Milagre Vivo, Padre Márlon Múcio. Diagnosticado com uma doença rara chamada Deficiência …
O Papa Francisco instituiu, em 2017, o 33º Domingo do Tempo Comum como um momento especial para refletirmos sobre a realidade dos irmãos …
“Fraternidade e Ecologia Integral” foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil para o lema da Campanha da Fraternidade de …
Motivatio factiCONSIDERANDO que com a emanação da Bula Spes non confundit, o Papa Francisco proclamou o Jubileu Ordinário do Ano 2025;LEVANDO EM CONTA …
Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!