De acordo com dados extraídos do Almanaque de Minas Gerais do ano de 1875, a Freguesia de São José da Barra foi criada em 1876.
Com crescimento do povoado, foi construída a segunda capela para o culto público dos fiéis. Já existia uma capela de Nossa Senhora do Rosário. Dom Joaquim de Arcoverde Cavalcanti, Bispo de São Paulo, prelado de Leão XIII, e 1896 deu licença para fazer 2ª Igreja na localidade e foi benta em 1898, no arraial filiado à Paróquia da Ventania. (Tombo II, fl. 47).
A Paróquia de São José da Barra foi desmembrada de Alpinópolis, alcançando a sua independência em 2 de janeiro de 1902.
No dia 15 de julho de 1962, as dez e trinta horas foi celebrada a última missa na Matriz de São José. Estavam presentes no ato, o Bispo Diocesano Dom Inácio João Dal Monte, os Frades Capuchinhos Justino e Ludovico, as autoridades civis e dos fiéis.
As quinze horas do dia 15 de julho do corrente ano, deu-se início a transladação da imagem do Padroeiro da paróquia para Capela Provisória, que seria a nova sede da Paróquia em Nova Barra.
Fonte extraído: A TRANSPOSIÇÃO DO POVOADO DE SÃO JOSÉ DA BARRA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E O AVILTAMENTO DO HOMEM.
Autor: Pe Robison de Souza Santos – 2005