fbpx

A espiritualidade do Padre Diocesano

Os textos bíblicos deste domingo:

1a. Leitura (Gn 9,8-15) O mundo começou num paraíso, segundo a Bíblia. Aí o ser humano e a natureza estão em completa harmonia. Agora, depois do dilúvio, o mundo começa novamente, deve ser um novo paraíso. Vamos observar isso na leitura


Salmo (25 [24], 4-9) Pedimos no Salmo que Deus nos mostre os caminhos da sua aliança.


2a. Leitura (1Pd 2,18-22) A carta é escrita a cristãos de condição humilde, escravos e estranhos no lugar onde viviam uma situação sem saída e sem explicação. Nada a fazer? Não. Foi no sofrimento que Jesus salvou a humanidade. Ouçamos. 


Evangelho (Mc 1,12-15) Jesus se prepara para a missão com uma quaresma, quarenta dias de jejum e provação. Depois vai dizer que o mundo precisa mudar de mentalidade e acolher a boa notícia.



A Realidade ou a Palavra de Deus na vida

Ouve-se muito frequentemente em nosso meio a palavra evangelizar. Que será que as pessoas entendem por isso? Ensinar religião às pessoas? Ajudar as pessoas a conhecerem melhor a Bíblia, os Evangelhos? Doutrinar? Ensinar às pessoas as normas, hábitos e costume religiosos dos católicos? O que será que é mesmo “evangelizar”?


A Palavra de Deus na Escritura

O mundo começou num paraíso, segundo a Bíblia. Aí o ser humano e a natureza estão em completa harmonia. Agora, depois do dilúvio, o mundo começa novamente, deve ser um novo paraíso. É o que ouvimos na primeira Leitura.

A carta de Pedro, a segunda Leitura, foi escrita a cristãos de condição humilde, escravos e estranhos no lugar. Viviam uma situação sem saída e sem explicação. Nada a fazer? Não. Foi no sofrimento que Jesus salvou a humanidade.

No Evangelho, Jesus se prepara para a missão com quarenta dias de jejum e provação. O deserto antecipa o Paraíso, ali ele convive pacificamente com as feras. Depois ele vai dizer ao mundo que precisa mudar de mentalidade e acolher a Boa Notícia.

A quaresma de Jesus, como também deve ser a nossa, é um tempo de provação e de preparação para Evangelizar. Evangelizar é noticiar a Terra Prometida, agora chamada de Reinado de Deus. Os quarenta dias de deserto e provação lembram também os quarenta anos de deserto do povo que buscava a Terra Prometida.

A pregação de Jesus se resume em pouca coisa: Está na hora do Reinado de Deus, chega de reinado dos césares, do dinheiro ou do mercado! Mas é preciso mudar a cabeça, fazer uma metanoia, uma mudança de mentalidade, e crer, acolher, comprometer-se com a Boa Notícia. Se a gente não acredita, ela não acontece! Evangelizar é anunciar a Boa Notícia.

Qual é a Boa Notícia? É a notícia de que o Reinado de Deus está chegando, deve chegar o mais rápido possível. O Reinado de Deus é o oposto do que hoje governa o mundo. Para mudar é preciso acreditar.


O Mistério

Celebramos na Eucaristia, a reviravolta que acontece na história da humanidade. O fracasso da cruz é a glória, é a salvação. Se queremos e esperamos uma nova humanidade solidária na comunhão, é preciso inverter os esquemas, passar pela humilhação e entrega de si mesmo para ser partilhado como o Pão.


Por padre José Luiz Gonzaga do Prado

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

DioceseNotícias

Diácono Richard é ordenado presbítero na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG

No dia 06 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, o Diácono Richard Oliveira foi ordenado presbítero para …

DioceseNotícias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, se reúne para Benção da Nova Capela dedicada a São José

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se reuniu na noite do dia 18 de março para a Santa Missa e Benção Solene da …

DioceseNotícias

Hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano: confira a letra e partitura

Na última quinta-feira, 28 de março, foi apresentado durante a Missa da Unidade, o hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano. Com a composição …

DioceseNotícias

Coleta para os lugares Santos: saiba por que e como doar

Nesta Sexta-feira Santa, somos convidados a refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É um dia de profunda espiritualidade, em que …

DioceseNotícias

Dom José Lanza concede ao Diácono Permanente Luiz Sérgio Teixeira o Uso de Ordem

Tendo em vista o povo de Deus e no exercício do seu serviço Episcopal, Dom José Lanza Neto, concede ao Revmo. Diácono Permanente …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!