Os textos bíblicos deste domingo:
1a. Leitura (Gn 9,8-15) O mundo começou num paraíso, segundo a Bíblia. Aí o ser humano e a natureza estão em completa harmonia. Agora, depois do dilúvio, o mundo começa novamente, deve ser um novo paraíso. Vamos observar isso na leitura
Salmo (25 [24], 4-9) Pedimos no Salmo que Deus nos mostre os caminhos da sua aliança.
2a. Leitura (1Pd 2,18-22) A carta é escrita a cristãos de condição humilde, escravos e estranhos no lugar onde viviam uma situação sem saída e sem explicação. Nada a fazer? Não. Foi no sofrimento que Jesus salvou a humanidade. Ouçamos.
Evangelho (Mc 1,12-15) Jesus se prepara para a missão com uma quaresma, quarenta dias de jejum e provação. Depois vai dizer que o mundo precisa mudar de mentalidade e acolher a boa notícia.
A Realidade ou a Palavra de Deus na vida
Ouve-se muito frequentemente em nosso meio a palavra evangelizar. Que será que as pessoas entendem por isso? Ensinar religião às pessoas? Ajudar as pessoas a conhecerem melhor a Bíblia, os Evangelhos? Doutrinar? Ensinar às pessoas as normas, hábitos e costume religiosos dos católicos? O que será que é mesmo “evangelizar”?
A Palavra de Deus na Escritura
O mundo começou num paraíso, segundo a Bíblia. Aí o ser humano e a natureza estão em completa harmonia. Agora, depois do dilúvio, o mundo começa novamente, deve ser um novo paraíso. É o que ouvimos na primeira Leitura.
A carta de Pedro, a segunda Leitura, foi escrita a cristãos de condição humilde, escravos e estranhos no lugar. Viviam uma situação sem saída e sem explicação. Nada a fazer? Não. Foi no sofrimento que Jesus salvou a humanidade.
No Evangelho, Jesus se prepara para a missão com quarenta dias de jejum e provação. O deserto antecipa o Paraíso, ali ele convive pacificamente com as feras. Depois ele vai dizer ao mundo que precisa mudar de mentalidade e acolher a Boa Notícia.
A quaresma de Jesus, como também deve ser a nossa, é um tempo de provação e de preparação para Evangelizar. Evangelizar é noticiar a Terra Prometida, agora chamada de Reinado de Deus. Os quarenta dias de deserto e provação lembram também os quarenta anos de deserto do povo que buscava a Terra Prometida.
A pregação de Jesus se resume em pouca coisa: Está na hora do Reinado de Deus, chega de reinado dos césares, do dinheiro ou do mercado! Mas é preciso mudar a cabeça, fazer uma metanoia, uma mudança de mentalidade, e crer, acolher, comprometer-se com a Boa Notícia. Se a gente não acredita, ela não acontece! Evangelizar é anunciar a Boa Notícia.
Qual é a Boa Notícia? É a notícia de que o Reinado de Deus está chegando, deve chegar o mais rápido possível. O Reinado de Deus é o oposto do que hoje governa o mundo. Para mudar é preciso acreditar.
O Mistério
Celebramos na Eucaristia, a reviravolta que acontece na história da humanidade. O fracasso da cruz é a glória, é a salvação. Se queremos e esperamos uma nova humanidade solidária na comunhão, é preciso inverter os esquemas, passar pela humilhação e entrega de si mesmo para ser partilhado como o Pão.
Por padre José Luiz Gonzaga do Prado