Por Maria Fernanda Campos
A comunicação na Diocese de Guaxupé tem experimentado um crescimento notável nas paróquias, impulsionado por uma nova onda de motivação e empenho. A evolução da comunicação diocesana tem inspirado a Pastoral da Comunicação Paroquial a buscar desenvolvimento e expansão. Além disso, o surgimento de novas iniciativas de comunicação paroquial reflete uma mudança de atitude, superando resistências anteriores e reconhecendo a importância das mídias sociais para a igreja, como Facebook e Instagram, incentivando a participação ativa de jovens e adultos.
O investimento na comunicação diocesana tem gerado frutos significativos, com a Pastoral da Comunicação Paroquial buscando ampliar sua atuação. Há um desejo crescente por conteúdo mais profundo, A sede do público por conhecimento e evangelização é evidente, como é possível notar pelos conteúdos que estão nas redes de comunicação de grandes influenciadores.
A diocese está em um processo contínuo de oferecer não apenas informações, mas também formações valiosas. Com a chegada do ano jubilar, há um foco na importância da formação, incluindo o estudo de documentos como o CELAM, Documento de Aparecida entre outros documentos. O objetivo é alcançar os fiéis das 89 paróquias e expandir o alcance para educar e orientar sobre a verdadeira essência da Igreja Católica.
Os planos para as redes sociais e o site da diocese são cada vez maiores e melhores, visando um crescimento e gerando entusiasmo entre os colaboradores. Estratégias de divulgação estão sendo planejadas para promover formações e materiais, aumentando a presença das paróquias no cenário diocesano. O lema usado pela comunicação “A Diocese Somos Todos Nós” enfatiza a inclusão de todas as 89 comunidades na região, fortalecendo a conexão entre diocese, paróquia e fiéis. A comunicação diocesana é vital para introduzir novos projetos e ideias, continuando a colher frutos positivos para a comunidade.
No 58º Dia Mundial das Comunicações, celebrado no Domingo da Ascensão do Senhor, destacou-se nas nossas comunidades a importância de comemorar este dia de maneira significativa. Além da participação na Santa Missa, nossos agentes de pastoral da comunicação se reuniram para um momento de espiritualidade, partilha e confraternização. São ocasiões como essas que evidenciam o trabalho em curso, ramificando-se e gerando novos frutos.