Por Padre João Batista da Silva, assessor da Formação de Leigos
A Diocese de Guaxupé traz uma bonita marca de valorização e investimentos na formação dos fiéis leigos. Por anos, contou com a proposta de formação cristã em comunidades a partir do material: “Tempo de Crer, Ver e Amar”.
A Formação Cristã em Comunidade é de enorme relevância, sobretudo nos tempos atuais, para que se viva uma fé mais encarnada na vida e nas vicissitudes humanas. Tendo em vista isso, a pastoral diocesana segue apontando, no Plano Diocesano, a formação como ponto crucial para a vivência da fé.
Pensado, planejado e sonhado por várias mentes e corações, o novo material contou com as mãos de vários colaboradores e redatores de textos, formando cinco volumes. Como não poderia ser diferente, a preocupação é com uma formação laical que traga contribuições substanciais para o conhecimento da fé cristã católica. Trata-se de um pedido de Dom José Lanza Neto, a fim de criar um caminho diocesano próprio.
Nos últimos três meses, foram realizados inúmeros encontros de capacitação de monitores nos setores pastorais, encabeçados pela Equipe Diocesana da Formação Teológica para Leigos. Concomitantemente, a equipe diocesana também se reuniu para avaliar, refletir e pensar caminhos, ajustes e aprimoramentos da proposta.
Posto isso, reafirma-se a realidade exigente de conhecimentos básicos da fé, ratificada por todos os padres que estão mergulhados no labor pastoral diocesano. Na mesma medida, há a consciência do quão valoroso será se os colaboradores da pastoral paroquial estiverem seguros dos conteúdos da fé, no exercício dos ministérios, movimentos e serviços junto às comunidades paroquiais.
Conscientes do bonito caminho e do valor inestimável do exercício ministerial dos presbíteros e do protagonismo dos leigos, esse novo momento formativo diocesano visa fomentar, ainda mais, a diocesaneidade, a fim de todos serem, ministros ordenados e fiéis batizados, protagonistas no testemunho da esperança, como nos pede o Papa Francisco.
Gratidão a cada colaborador que, na alegria e na gratuidade, participa deste momento histórico diocesano, o lançamento deste novo material de formação: Vinde e Vede: Formação Cristã em Comunidade.
Contando sempre com a colaboração dos padres e o envolvimento dos fiéis leigos, vislumbra-se um horizonte promissor nos conhecimentos da fé cristã que serão acolhidos, partilhados, refletidos, assimilados e colocados em prática juntos às comunidades.