fbpx

O Rebanho se mantém sob o olhar do Pastor

Primeiros passos do Pastor

“O amor do Pai esteja convosco! O amor é a força maior do Evangelho. Toda a Lei e os profetas se resumem no amor a Deus e aos irmãos”. Com bíblica implicação do que o amor representa na história da salvação da humanidade, tem início o ministério episcopal de Dom José Lanza Neto em Guaxupé. Dessa data até hoje já se somam 17 anos de sua chegada para assumir a Diocese de Guaxupé.

A marca do amor no ministério de Dom Lanza já foi destacada na escolha do lema bíblico que marcaria o seu serviço como bispo da Igreja. “Permaneçamos no Amor” (Jo 15,9) está inserido num dos impactantes discursos de Jesus no Evangelho de João ao apresentar uma proposta de como o Cristo espera que a Igreja seja unida a Ele e ao Pai, como ramos de uma videira a se espalhar, mas permanecendo unidos se tornará capaz de conduzir a Boa Nova a todos os lugares e a todas as pessoas. Se avançarmos na leitura do trecho bíblico, percebemos em alguns versículos posteriores o mesmo Jesus a declarar que a escolha dos seus discípulos parte d’Ele mesmo, pois é Ele quem confia a nós as tarefas e os dons do Reino do Pai.

            A nomeação como Bispo Titular de Mades e Bispo Auxiliar de Londrina (PR) foi promulgada pelo Papa São João Paulo II em 23 de junho de 2004. Esta data iniciará uma grande mudança na vida do Padre Lanza, até então dedicado à evangelização em sua diocese de origem, Diocese de Jaboticabal (SP), Igreja Particular que lhe proporcionou os primeiros passos na fé, desde o sacramento do Batismo, em Pirangi, sua cidade natal, até à plenitude do sacramento da Ordem.

A ordenação episcopal foi celebrada em 19 de setembro de 2004 por Dom Antônio Fernando Brochini, Bispo de Jaboticabal, Dom Luiz Eugênio Perez e Dom Albano Bortoletto Cavallin, este último se tornaria um irmão na missão de pastorear a Diocese de Londrina, por quase dois anos. Após a emeritude de Dom Albano, Dom Lanza continuaria sua missão como bispo auxiliar, em comunhão com Dom Orlando Brandes, atual arcebispo de Aparecida. Em Londrina, Dom Lanza se dedicará à Formação Presbiteral, à Juventude e à Renovação Carismática Católica.Imagem 001 1 - Diocese de Guaxupé O Rebanho se mantém sob o olhar do Pastor

A missão em terras mineiras

Após 3 anos de missão como bispo auxiliar, chega o momento de assumir uma nova tarefa na messe do Senhor, em 13 de junho de 2007, o Papa Bento XVI o nomeia como novo Bispo de Guaxupé. Na Catedral Diocesana, o administrador diocesano em exercício Padre José Augusto da Silva anunciou aos fiéis: “nós recebemos a notícia com o coração em festa”. Em 22 de junho do mesmo ano, Dom José Lanza chega oficialmente a Guaxupé, com a posse canônica, conduzida pelo arcebispo metropolita de Pouso Alegre, Dom Ricardo Chaves Pinto Filho, OPraem.

Quem esteve presente na cerimônia, pôde observar um bispo jovem e sorridente entrando pelo corredor central da Catedral Diocesana acenando com alegria e trazendo esperança para a Igreja de Guaxupé. Ainda em sua mensagem ao povo, Dom Lanza apresentou aquilo que é a marca de seu ministério nestes anos, a presença permanente e constante ao lado das pessoas e o serviço empenhado em prol do Reino: “… quero entender que a escolha é sempre de Deus. Fui chamado e aqui estou seguindo seus desígnios de amor. Esse Amor é que escolhe pastores para Seu povo. Nos ministérios da Igreja nós somos todos servidores de Deus”.

            Em Guaxupé, Dom Lanza demonstra a sua personalidade arrojada na condução pastoral da Igreja Diocesana, expondo a necessidade de uma pastoral organizada e atenta aos sinais dos tempos, Em reuniões de planejamento pastoral, ele sempre incentiva os agentes de pastoral a se colocar em movimento, não cedendo ao comodismo infrutífero e nem se afastando da realidade das bases. O modo atento e perspicaz com o qual ele exerce seu ministério expõe a importância de uma Igreja atenta à sua Tradição, mas que não se isola da realidade, dialoga e constrói junto. Assim, o Corpo Eclesial mantém-se coerente com o propósito de ser sinal de salvação para todas as pessoas, não somente os fiéis católicos.

            No documento Christus Dominus, texto do Concílio Vaticano II sobre o múnus pastoral dos Bispos na Igreja, encontra-se: “… comportem-se os Bispos no meio dos seus como quem serve, como bons pastores que conhecem as suas ovelhas e por elas são conhecidos como verdadeiros pais que se distinguem pelo espírito de amor e de solicitude para com todos, de modo que todos se submetam facilmente à sua autoridade recebida de Deus” (Christus Dominus, 16).

Porém, nem sempre é fácil estar na posição de uma autoridade, especialmente, quando se trata de questões que ferem a unidade da Igreja de Jesus e mancham a sua santidade. Ao longo desses anos, não foram poucas as situações que Dom Lanza teve de ser firme e agir em nome da fé para garantir a fidelidade dos fiéis à doutrina católica ou então colocar-se no papel de cuidador do rebanho, quando os fiéis foram feridos e decepcionados. Isso sem contar o inimigo silencioso que emperrou a engrenagem pastoral, a pandemia deixou lágrimas e cicatrizes em todas as comunidades, entretanto, lançou a todos, inclusive o Bispo, a explorar o ambiente digital como espaço necessário para a evangelização.

Já totalmente envolvido com a realidade diocesana, coube a Dom Lanza coordenar com o auxílio de padres, religiosos e leigos a celebração do Centenário Diocesano, em 2016, com um grande evento jubilar com a participação de milhares de fiéis para agradecer a Deus pelos 100 anos da Diocese de Guaxupé. Este período frutificou a graça divina na realização das Santas Missões Populares, que animou nossas paróquias durante um longo período. “Leva-me aonde os homens necessitem tua Palavra…”, essa canção ainda ecoa no coração de muitos fiéis que vivem a beleza de testemunhar sua fé e sua vida, sempre conscientes: “A vida é missão”! No Regional Leste 2, Dom Lanza acompanhou por alguns anos a Missão Permanente e Cooperação Intereclesial, ajudando não somente o clero de Guaxupé, mas de todo o regional a abrir-se à necessidade da missão em nossas terras, mas também em igrejas irmãs, isso aconteceu de forma concreta com o envio de padres para dioceses no norte do Brasil.

Em seu trabalho intensivo e de estímulo às vocações, são muitas as ordenações diaconais e sacerdotais, boa parte do clero diocesano atual foi ordenada por Dom Lanza, até mesmo a ordenação episcopal de Dom José Hamilton de Castro, eleito e ordenado bispo em 2023.

 

 Posse Dom Lanza 37 scaled 1 - Diocese de Guaxupé O Rebanho se mantém sob o olhar do Pastor

O Mistério e a humanidade

Ser um Sucessor dos Apóstolos exige mais do que um ser humano é capaz de suportar, por isso, que a graça divina jamais falte aos Pastores. Que a oração da Igreja Particular de Guaxupé, em comunhão com a Igreja Católica sediada em Roma, mantenha-se sempre constante e abundante a interceder por seu Bispo, através de sua presença, seu testemunho e seu ministério, os fiéis se mantêm unidos à Igreja de Cristo.

Neste mês de setembro, celebra-se 20 anos de episcopado de Dom José Lanza Neto, Bispo de Guaxupé.  A cada dia, que ele conserve em seu coração a humildade aprendida de seus pais, Osvaldo e Palmira, a determinação do menino que andava léguas para estudar acompanhado pelos irmãos e a alegria em servir, ajudando sua família no campo como fazia em todas as férias do seminário.

 

           Programa de Radio 004 scaled 1 - Diocese de Guaxupé O Rebanho se mantém sob o olhar do Pastor

 

Leia Mais

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Paróquia São Sebastião, em Poços de Caldas, inaugura na Comunidade Córregos D´Ántas a Capela São João Paulo II

Na Comunidade Córrego D’Antas, foi celebrada uma missa especial presidida por Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé, e concelebrada pelo …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia recebe o Milagre Vivo, padre Márlon Múcio

A manhã de domingo no Santuário foi marcada pela presença do Milagre Vivo, Padre Márlon Múcio. Diagnosticado com uma doença rara chamada Deficiência …

DioceseNotícias

Confira a mensagem da Diocese de Guaxupé para o Dia Mundial dos Pobres

O Papa Francisco instituiu, em 2017, o 33º Domingo do Tempo Comum como um momento especial para refletirmos sobre a realidade dos irmãos …

DioceseNotícias

Campanha da Fraternidade 2025: Formação em Guaxupé com Padre Patriky Samuel

“Fraternidade e Ecologia Integral” foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil para o lema da Campanha da Fraternidade de …

DioceseNotícias

Decreto Oficial – Ano Jubilar

Motivatio factiCONSIDERANDO que com a emanação da Bula Spes non confundit, o Papa Francisco proclamou o Jubileu Ordinário do Ano 2025;LEVANDO EM CONTA …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia receberá “Um Milagre Vivo”

No próximo dia 10 de novembro, domingo, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG), o maior do mundo dedicado à …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!