fbpx

O SENTIDO CRISTÃO DA MORTE

O SENTIDO CRISTÃO DA MORTE

 

Pe. Marcos Alexandre Justi, O.Cist.

 

A morte do homem é considerada antinatural. Na filosofia, salienta-se que a alma é racional, de acordo com a sua incorruptibilidade, está adaptada ao seu fim específico, que é a bem-aventurança perpétua.

 

Na economia da salvação das almas e de sua recondução a Deus, insere-se a Encarnação do Verbo, pois é na pessoa do Cristo (que, por união hipostática, reúne em si as duas naturezas: humana e divina, deificando a carne pela união com o Verbo) que ao homem é dada a oportunidade de recuperar a possibilidade de unir-se ao Criador (São Tomás de Aquino).

 

No sentido cristão, a morte sempre implica uma exclamação, uma surpresa; mas não há outra resposta: morrer significa caminhar ao encontro da eternidade. Pois, para quem pratica a religião, a vida não é tirada, mas transformada. Os fiéis, por sua vez, anseiam pela eternidade; e, nessa dimensão, a impressão que fica é a última!

 

Por natureza, a morte em si não é bonita, mas possui uma beleza ímpar, uma vez que, após a morte, o homem não é mais submetido ao tempo e ao espaço.

 

Assim, fica claro que não acreditamos em reencarnação: cremos, pois, que a alma criada por Deus sobrevive após a separação do corpo e tende a se encontrar com seu criador e a receber a recompensa por sua vida, ou a condenação por seus crimes.

 

Desse modo, a vida é única, vivida nesta terra uma só vez. Ninguém vive para o outro nem morre para o outro, somos matéria e espírito; assim, temos algo de divino em nós.

 

Dentro desse mistério, segundo a tradição cristã, temos três destinos para a alma do indivíduo, quais sejam: o céu, o inferno e o purgatório, os quais não são lugares geográficos, mas estados.

 

O céu constitui o mistério da participação plena de Deus.

 

O purgatório, por sua vez, é para as almas que estão destinadas ao céu, mas precisam, antes, viver o estado de purificação. A Igreja chama purgatório a esta purificação final dos eleitos que é absolutamente distinta do castigo dos condenados.

 

Já o inferno é o distanciamento do mistério, o destino daqueles que não aceitaram a salvação concedida por Deus. Desse modo, não há mais participação no amor de Deus, mas o castigo; ou seja: o lugar de quem, em sua vida terrena, desejou o mal, fez o mal e rejeitou o Sumo Bem, que é Deus e a sua salvação.

 

É válido lembrar que Deus não condena ninguém ao inferno, que é a autoexclusão da graça, isto é, uma decisão da pessoa que, no uso do seu livre-arbítrio, rompeu com Deus.

 

Estamos cada vez mais nos aproximando do fenômeno da morte, pois toda a nossa vida de fé se encaminha para o momento da partida para a casa permanente do Pai. Temos que tomar consciência de que a vida do homem, por ser criação, tem um começo e um fim.

 

A vida é um dom de Deus, porém estamos de passagem neste mundo e, a qualquer momento, podemos perder alguém querido, alguém que amamos. Por isso, devemos trocar o medo pelo respeito, uma vez que o medo nos leva ao afastamento, e o respeito à admiração.

 

Assim, quem ainda não perdeu um ente, é bom que se prepare. O Senhor está atento às nossas necessidades, quer nos ouvir.

 

Ao olharmos para a morte devemos valorizar a vida, retomarmos os laços e motivarmos todo sentido final.

 

No sentido cristão, celebrar a vida é aproximar-se da realidade mais profunda da mistagogia na Ressurreição em e pelo Cristo, bem como acreditar na Parusia, estando em plena funcionalidade da misericórdia do Pai, que é Amor!

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Jubileu 2025, ‘Peregrinos da Esperança’, é tema central do Encontro Provincial

Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que …

DioceseNotícias

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas, celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda …

DioceseNotícias

Primeira Capela dedicada a Santa Carmen Sallés é inaugurada em Passos/MG

Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, …

DioceseNotícias

Santuário em Cássia lança Turma da Ritinha

Para celebrar o mês das crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, …

DioceseNotícias

Padre Gledson Domingos e Padre Mauricio Marques participam do Encontro Anual dos coordenadores e assessores das comissões de Liturgia, do Regional Leste II

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para …

DioceseNotícias

Dom Jaime é anunciado entre os 21 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 6 de outubro, a criação de 21 novos cardeais num Consistório a ser celebrado no dia 8 …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!