fbpx

Precisamos falar mais de vocação

Padre Richard Oliveira

Ouvi, num testemunho de um padre, que o acompanhamento vocacional dos jovens deveria ser obrigatório. Preciso concordar com ele. Percebo, ao menos com os jovens que tenho acompanhado no Serviço de Animação Vocacional (SAV), como um acompanhamento vocacional comprometido pode ajudar a responder questões difíceis numa fase da vida em que parece haver uma multidão de vozes na cabeça dos jovens.

Ao contrário do que se pensa na maioria das vezes, falar de vocação não é coisa só de quem quer ser padre ou freira. Todos somos chamados por Deus para realizar na nossa vida sua vontade.

Fato é que, as vocações desempenham um papel fundamental na vida da Igreja. Cada vocação é um chamado divino que direciona os fiéis a servir a Deus e à comunidade, cada qual em seu estado de vida próprio.

Mas, se toda vocação é uma resposta ao chamado de Deus, podemos então falar daquelas vocações basilares que nos ajudam a compreender e abraçar nossa vocação especifica.

Em primeiro lugar, pela concepção Deus nos chama a vida. E a vontade de Deus é que tenhamos vida em abundância (Jo 10,10). Desse modo, chamados à vida, compreendemos a necessidade de ser promotores e defensores da vida. Em última análise, quem se dispõe a uma vocação específica de serviço eclesial, o faz por “paixão pela vida” e pela necessidade de gerar vida e defender a vida. Para nós, crentes no Ressuscitado, fé e vida são indissociáveis.

Também podemos falar da vocação à filiação divina. Pelo batismo, somos incorporados à família de Deus (Gl 3, 26). Todo batizado é chamado a realizar na sua vida, a vida de Cristo. Aliás, aí está o significado de chamarmo-nos cristãos: “outros cristos”. Se assumimos a resposta ao chamado de ser no mundo “outros cristos”, é para prolongar na história a vida e os ensinamentos de Cristo, participando de maneira ativa na obra redentora.

Daí podemos concluir que, qualquer vocação específica nasce de duas vocações basilares: o sim à vida e o sim à fé. Vida e fé são os motores de qualquer vocação. Ser padre ou consagrado, ser um pai ou mãe de família, leigo engajado na vida da comunidade, catequista ou missionário, cada uma dessas respostas vocacionais está intimamente ligada ao “sim à vida” e o “sim a fé”. Desse modo, será possível ver na Igreja famílias cristãs coerentes que brilham diante do mundo como sinal de que o matrimônio, a família e a geração de filhos é uma dádiva também nos nossos tempos. Será possível ver padres felizes, realizados e realizando a missão de Cristo Bom Pastor. Configurados ao Divino Mestre e testemunhando a alegria do Evangelho. Será possível ver consagrados e consagradas como um sinal concreto da vida em Deus; uma presença leve, marcante e profética para um mundo em que os vínculos duradouros não chamam mais atenção. Será possível ver homens e mulheres, cristãos engajados, catequizados e catequizando, para ser Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-16).

Precisamos falar mais de vocação, pois, afinal, responder ao chamado de Deus é o que nos torna realmente felizes.

Últimas Notícias

COMUNICADO OFICIAL

No dia 25 de julho de 2024, SS. o Papa Francisco atendeu à solicitação de pedido de dispensa do Ministério Sagrado, feita

Leia Mais »
DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano da Diocese de Guaxupé: um ano de renovação e oração pelos padres

Por Assessoria de Comunicação da Diocese de Guaxupé O Ano Sacerdotal Diocesano da Diocese de Guaxupé surgiu por inspiração de Dom José Lanza …

DioceseNotícias

COMUNICADO OFICIAL

No dia 25 de julho de 2024, SS. o Papa Francisco atendeu à solicitação de pedido de dispensa do Ministério Sagrado, feita pelo …

DioceseNotícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO CAPELA EM ITAJUÍ – DELFINÓPOLIS

A Diocese de Guaxupé afirma que a Capela de Nossa Senhora das Graças em Itajuí, no Vale da Gurita, município de Delfinópolis, não …

DioceseNotícias

Padres da Diocese de Guaxupé participam do Encontro de Formação para Presbíteros do Regional Leste II, em Ouro Preto

Padres da Diocese de Guaxupé participam do Encontro de Formação para Presbíteros do Regional Leste II, realizado na cidade de Ouro Preto (MG). …

DioceseNotícias

Aconteceu em Guaranésia o 11° Encontrão Diocesano do TLC

No dia 25 de agosto, a cidade de Guaranésia (MG) sediou o 11º Encontrão Diocesano do Treinamento de Liderança Cristã (TLC), reunindo jovens …

DioceseNotícias

Catequistas da Diocese de Guaxupé participam da Primeira Romaria Nacional de Catequistas, em Aparecida/SP

De 30 de agosto a 01 de setembro, acontece no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP, a primeira Romaria Nacional de Catequistas. Norteados …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!