fbpx

Precisamos falar mais de vocação

Padre Richard Oliveira

Ouvi, num testemunho de um padre, que o acompanhamento vocacional dos jovens deveria ser obrigatório. Preciso concordar com ele. Percebo, ao menos com os jovens que tenho acompanhado no Serviço de Animação Vocacional (SAV), como um acompanhamento vocacional comprometido pode ajudar a responder questões difíceis numa fase da vida em que parece haver uma multidão de vozes na cabeça dos jovens.

Ao contrário do que se pensa na maioria das vezes, falar de vocação não é coisa só de quem quer ser padre ou freira. Todos somos chamados por Deus para realizar na nossa vida sua vontade.

Fato é que, as vocações desempenham um papel fundamental na vida da Igreja. Cada vocação é um chamado divino que direciona os fiéis a servir a Deus e à comunidade, cada qual em seu estado de vida próprio.

Mas, se toda vocação é uma resposta ao chamado de Deus, podemos então falar daquelas vocações basilares que nos ajudam a compreender e abraçar nossa vocação especifica.

Em primeiro lugar, pela concepção Deus nos chama a vida. E a vontade de Deus é que tenhamos vida em abundância (Jo 10,10). Desse modo, chamados à vida, compreendemos a necessidade de ser promotores e defensores da vida. Em última análise, quem se dispõe a uma vocação específica de serviço eclesial, o faz por “paixão pela vida” e pela necessidade de gerar vida e defender a vida. Para nós, crentes no Ressuscitado, fé e vida são indissociáveis.

Também podemos falar da vocação à filiação divina. Pelo batismo, somos incorporados à família de Deus (Gl 3, 26). Todo batizado é chamado a realizar na sua vida, a vida de Cristo. Aliás, aí está o significado de chamarmo-nos cristãos: “outros cristos”. Se assumimos a resposta ao chamado de ser no mundo “outros cristos”, é para prolongar na história a vida e os ensinamentos de Cristo, participando de maneira ativa na obra redentora.

Daí podemos concluir que, qualquer vocação específica nasce de duas vocações basilares: o sim à vida e o sim à fé. Vida e fé são os motores de qualquer vocação. Ser padre ou consagrado, ser um pai ou mãe de família, leigo engajado na vida da comunidade, catequista ou missionário, cada uma dessas respostas vocacionais está intimamente ligada ao “sim à vida” e o “sim a fé”. Desse modo, será possível ver na Igreja famílias cristãs coerentes que brilham diante do mundo como sinal de que o matrimônio, a família e a geração de filhos é uma dádiva também nos nossos tempos. Será possível ver padres felizes, realizados e realizando a missão de Cristo Bom Pastor. Configurados ao Divino Mestre e testemunhando a alegria do Evangelho. Será possível ver consagrados e consagradas como um sinal concreto da vida em Deus; uma presença leve, marcante e profética para um mundo em que os vínculos duradouros não chamam mais atenção. Será possível ver homens e mulheres, cristãos engajados, catequizados e catequizando, para ser Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-16).

Precisamos falar mais de vocação, pois, afinal, responder ao chamado de Deus é o que nos torna realmente felizes.

Leia Mais

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Paróquia São Sebastião, em Poços de Caldas, inaugura na Comunidade Córregos D´Ántas a Capela São João Paulo II

Na Comunidade Córrego D’Antas, foi celebrada uma missa especial presidida por Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé, e concelebrada pelo …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia recebe o Milagre Vivo, padre Márlon Múcio

A manhã de domingo no Santuário foi marcada pela presença do Milagre Vivo, Padre Márlon Múcio. Diagnosticado com uma doença rara chamada Deficiência …

DioceseNotícias

Confira a mensagem da Diocese de Guaxupé para o Dia Mundial dos Pobres

O Papa Francisco instituiu, em 2017, o 33º Domingo do Tempo Comum como um momento especial para refletirmos sobre a realidade dos irmãos …

DioceseNotícias

Campanha da Fraternidade 2025: Formação em Guaxupé com Padre Patriky Samuel

“Fraternidade e Ecologia Integral” foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil para o lema da Campanha da Fraternidade de …

DioceseNotícias

Decreto Oficial – Ano Jubilar

Motivatio factiCONSIDERANDO que com a emanação da Bula Spes non confundit, o Papa Francisco proclamou o Jubileu Ordinário do Ano 2025;LEVANDO EM CONTA …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia receberá “Um Milagre Vivo”

No próximo dia 10 de novembro, domingo, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG), o maior do mundo dedicado à …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!