fbpx

Promovendo uma cultura vocacional

Por padre Juliano Borges Lima

A 58º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, que deverá ser celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023.


Trate-se de uma reflexão continuada de um processo que se iniciou em 1983, ano em que aconteceu o primeiro ano vocacional no Brasil. Padre João Cândido, assessor da CNBB da comissão para os ministérios ordenados, enfatizou:


“Deve promover com muita clareza a identidade das mais diversas vocações específicas na Igreja, somos um povo de vocacionados e vocacionadas.  Deve, ao mesmo tempo, superar tanto uma visão reducionista (excludente, de privilégio e clericalista) de vocação, como uma generalização descorada que não impacta o indivíduo a quem, na verdade, “Deus chama pelo nome”. Vocação pessoal e Igreja (como comunidade de vocacionados e vocacionadas) são inseparáveis”.

0 3º Ano Vocacional do Brasil, de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, convida-nos a refletir e aprofundar o tema, “Vocação: Graça e Missão”. O lema, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33), nos recorda os discípulos de Emaús. Enquanto a Graça faz o coração arder, a Missão faz os pés estarem a caminho, em movimento.


O Ano Vocacional tem a finalidade de empreender a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam espaços favoráveis ao estímulo de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. Seu início e seu outono na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.


“O Ano Vocacional tem a finalidade de empreender a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade”.


O documento que é substrato para o terceiro ano vocacional, o Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, nos fala: “é importante criar as condições para que todas as comunidades cristãs, partindo de seus membros, desenvolvam-se em uma verdadeira e adequada cultura vocacional, com um constante compromisso de oração pelas vocações”. (DF 80).


Como finalidade, o 3º Ano Vocacional do Brasil deseja alavancar a cultura vocacional nas famílias, na sociedade e nas comunidades eclesiais, para que sejam recintos estimulantes ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. Foram catalogados sete objetivos específicos do 3º Ano Vocacional do Brasil. São eles:


Despertar a consciência do discipulado missionário de todos os batizados e batizadas, levando-os a abraçar a identidade vocacional da vida laical como uma forma própria e específica de “viver a santidade batismal a serviço do Reino de Deus”(DAP, 184);
– Auxiliar cada jovem, de forma singular, em uma maior atenção e compreensão, favorecendo ser sujeito eclesial e incentivando-o ao serviço oblativo à missão (cf. ChV 30);
Exercitar uma sensibilidade vocacional que favoreça a compreensão de “que toda a pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional e toda a espiritualidade é vocacional” (ChV 254);
– Levar em consideração a Teologia do batismo, da Graça e da Missão dentro do itinerário vocacional, de forma que esta gere discernimento ao chamado divino, com liberdade e responsabilidade;
Estimular, nos âmbitos regional, diocesano e paroquial, um serviço de animação vocacional estratégico com a formação de Equipes Vocacionais Paroquiais e Diocesanas, dentro de uma pastoral orgânica, sinodal, envolvendo todas as vocações;
Suscitar vocações à Vida Consagrada e ao Ministério Ordenado;
Intensificar e incentivar a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos: pessoal, familiar e comunitário. O mandamento de Jesus, expresso em Mateus (9,38) e Lucas (10,2), de rezar pelas vocações, não poderia faltar entre os objetivos específicos do 3º Ano Vocacional. A oração nos aproxima de Deus e desperta em nós o sentido de corresponsabilidade (Texto-base 9-16).


O Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Guaxupé preparou algumas atividades para dinamizar nosso ano vocacional, e não só neste ano, pois a vida eclesial continua, tendo em vista que vocação é tema transversal na vida da Igreja e sempre devemos promovê-la. Destacamos algumas delas:


  1. O SAV preparou um livreto com propostas práticas para dinamizar a pastoral vocacional em nossas paróquias; acontecerá a Jornada de Oração pelas Vocações envolvendo paróquias da diocese, que rezarão veiculados pelas redes sociais da diocese e, também, as 24h de oração pelas vocações;
  2. Serão enviadas, todo mês, Horas-Santas vocacionais, para que as equipes vocacionais e pastorais afins possam rezar antes da missa ou em outro momento adequado em prol das vocações; o serviço de animação vocacional elaborou quatro encontros dos grupos de reflexão para agosto de 2023 para rezar nestes encontros; 
  3. O DNJ, que terá um cunho vocacional;
  4. Além dessas atividades, haverá várias outras propostas para dinamizar o momento: Bate-Papo Vocacional, terço vocacional, Leitura Orante Vocacional, Hora Santa Vocacional, Adoração Vocacional, Missas vocacionais nas paróquias com testemunhos de leigos, famílias, catequistas e padres.


Contamos com a colaboração de todos: mulheres e homens de boa vontade, fiéis batizados, que amam a Igreja de Jesus Cristo, para que abracem e se envolvam nesse trabalho tão bonito e profundo na Igreja, para que nunca faltem operários e operárias que, ardendo o coração, vivam à altura do evangelho!

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Jubileu 2025, ‘Peregrinos da Esperança’, é tema central do Encontro Provincial

Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que …

DioceseNotícias

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas, celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda …

DioceseNotícias

Primeira Capela dedicada a Santa Carmen Sallés é inaugurada em Passos/MG

Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, …

DioceseNotícias

Santuário em Cássia lança Turma da Ritinha

Para celebrar o mês das crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, …

DioceseNotícias

Padre Gledson Domingos e Padre Mauricio Marques participam do Encontro Anual dos coordenadores e assessores das comissões de Liturgia, do Regional Leste II

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para …

DioceseNotícias

Dom Jaime é anunciado entre os 21 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 6 de outubro, a criação de 21 novos cardeais num Consistório a ser celebrado no dia 8 …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!