Por Padre Dione Pizza, vice-reitor do Santuário
O ano de 2024 será lembrado como o início das visitas da “Imagem e Relíquia Peregrina de Santa Rita de Cássia”. Desde a inauguração do Santuário de Cássia, aproximadamente 1 milhão de peregrinos já o visitaram. No entanto, desejamos que ainda mais pessoas conheçam o local e vivenciem a experiência mística de se conectar com Deus. Para divulgar a existência do Santuário e levar um pouco da paz e das graças experimentadas lá, iniciaremos a peregrinação de uma imagem e de uma relíquia de Santa Rita: “será como ter um pedacinho do Santuário perto do devoto!”.
A imagem peregrina é única: esculpida em madeira pelo ateliê Ambrósio Silva Córdula, da cidade de Acari (RN), e policromada pela artista Ana Claudia, de Franca (SP). Essa imagem foi solenemente abençoada pelo Bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, durante uma missa com mais de 5 mil pessoas em 29 de outubro de 2023.
Quanto à relíquia, trata-se de um fragmento da túnica que reveste o corpo incorrupto de Santa Rita de Cássia, vindo de Cascia, na Itália, e doada ao Santuário pelo Pe. Pedro Alcídes, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG).
As visitas serão sempre organizadas pelas paróquias, uma vez que seria impossível visitar a casa de todos os devotos de Santa Rita. O Pároco ou Administrador Paroquial deve entrar em contato com o Santuário e acertar uma data. Na ocasião, será marcada uma missa (ou mais), na qual um dos padres do Santuário levará a Imagem peregrina e a Relíquia. O povo de Deus será convidado a participar. Os demais horários e atividades serão combinados com o padre.
Caso um fiel leigo devoto (ou grupo de fiéis) queira a visita em sua paróquia, basta conversar com o pároco e pedir para entrar em contato com o Santuário pelo telefone: (35) 99718-8719.
Serão dias de graça e milagres! Ao final da Santa Missa, será possível abençoar rosas, e os fiéis poderão venerar a Imagem e a Relíquia, certamente recebendo muitas bênçãos.