fbpx

16 anos do pastoreio de Dom José Lanza Neto em Guaxupé

Nesta data, 22 de julho, há 16 anos, Dom José Lanza Neto tomou posse da Diocese de Guaxupé, tornando-se o nono bispo a ocupar a sede da Igreja Particular formada por 42 cidade no sudeste de Minas Gerais.

 

De origem simples e humilde, Dom Lanza é natural da cidade de Pirangi (SP). Desde muito novo manifestou o desejo de ser padre, mas nunca se desligou de suas raízes. Quando era seminarista, voltava para casa de sua família na zona rural e logo se envolvia na lavoura e na colheita de alimentos.

 

As mesmas características do jovem seminarista José Lanza podem ainda ser percebidas com facilidade: um homem de conversa simples, que gosta de falar sobre assuntos relacionados à vida no campo, preocupado com a família e com raciocínio prático e rápido, próprio de quem lida com o trabalho braçal.  

 

O lema escolhido por Dom José Lanza em sua consagração episcopal é marca do seu pastoreio: “Permaneçamos no amor” (Jo 15,9). Amor que exige ternura e coragem para correção e orientação. Amor que requer disposição para percorrer longos quilômetros e ser sinal da graça de Deus e do Espírito Santo nas diversas comunidades. Amor que pensa e vê além do que está posto a sua frente, mas observa e vê um horizonte mais amplo.   

 

Ao longo dos seus 16 anos de pastoreio e administração diocesana, realizou inúmeras atividades, visitas pastorais, ordenações diaconais e sacerdotais, melhorias no patrimônio, articulou a Santas Missões Populares, celebrou o centenário da Diocese. Porém, mais do que qualquer feito, é presença e sinal de unidade entre as paróquias e as comunidades, como recorda Santo Agostinho: “Onde está o Bispo, aí está a Igreja”.

 

Em sua homilia de posse, em 2007, Dom Lanza afirmou: 

"Proponho-me a ser verdadeiramente o pastor, o pai, o amigo, o irmão, o servidor, sempre contando com a Graça de Deus. Tenho consciência das minhas limitações. Tenho consciência de que todos esperam ser amados, acolhidos e encorajados por esta Igreja. Posso assegurar que, desde o momento de minha nomeação para a Diocese de Guaxupé, passei a guardá-la no meu coração e amá-la profundamente".

Hoje, nesta data comemorativa, todo povo louva e agradece a Deus pela vida e ministério episcopal deste homem consagrado e eleito por Deus e pela Igreja para ser pastor e guia da Diocese de Guaxupé.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

COMUNICADO OFICIAL

No dia 25 de julho de 2024, SS. o Papa Francisco atendeu à solicitação de pedido de dispensa do Ministério Sagrado, feita pelo …

DioceseNotícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO CAPELA EM ITAJUÍ – DELFINÓPOLIS

A Diocese de Guaxupé afirma que a Capela de Nossa Senhora das Graças em Itajuí, no Vale da Gurita, município de Delfinópolis, não …

DioceseNotícias

Padres da Diocese de Guaxupé participam do Encontro de Formação para Presbíteros do Regional Leste II, em Ouro Preto

Padres da Diocese de Guaxupé participam do Encontro de Formação para Presbíteros do Regional Leste II, realizado na cidade de Ouro Preto (MG). …

DioceseNotícias

Aconteceu em Guaranésia o 11° Encontrão Diocesano do TLC

No dia 25 de agosto, a cidade de Guaranésia (MG) sediou o 11º Encontrão Diocesano do Treinamento de Liderança Cristã (TLC), reunindo jovens …

DioceseNotícias

Catequistas da Diocese de Guaxupé participam da Primeira Romaria Nacional de Catequistas, em Aparecida/SP

De 30 de agosto a 01 de setembro, acontece no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP, a primeira Romaria Nacional de Catequistas. Norteados …

DioceseNotícias

Reitores do Santuário de Cássia se reúnem com secretário de Cultura e Turismo em BH

Planos para 2025 é de que sejam realizados eventos com foco no Turismo religioso em MG Na tarde do dia 26 de agosto …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!